INTERDIÇÃO!

Baratas na cozinha e 6 toneladas no lixo: A interdição de restaurante de SP e mais 2 mercados pela Anvisa

15/02/2024 às 19h20

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
A interdição de restaurante de SP e mais 2 mercados pela Anvisa - Foto: Montagem

Os estabelecimentos acabaram sendo interditados às pressas após graves denúncias

A Anvisa possui um papel fundamental na vida da população. Afinal, é o órgão vinculado ao Ministério da Saúde que realiza inspeções em produtos, serviços e promove a segurança de todos. Inclusive, a autarquia decretou a interdição de restaurante de SP e mais 2 mercados.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Baratas na cozinha e 6 toneladas de alimentos no lixo eram algumas das realidades dos estabelecimentos que precisaram fechar às portas.

O restaurante em questão, situado em Santos, SP, acabou sendo interditado pela Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) da Prefeitura depois de receber denúncias de irregularidades na cozinha. Imagens divulgadas pelo portal ‘A Tribuna’, mostram a situação do ambiente repleto de sujo nas panelas e outros utensílios, baratas e muito mais.

De acordo com a mesma fonte, tudo aconteceu em julho de 2023. Assim, a cozinha foi interditada e o estabelecimento recebeu 8 dias para regularização do espaço.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Restaurante foi interditado por péssimas condições sanitárias - Foto: Internet
Restaurante foi interditado por péssimas condições sanitárias – Foto: Internet

Além do restaurante tradicional de SP, dois mercados também acabaram sendo barrado pela ANVISA. Neste mês de fevereiro, segundo informações do portal G1, da Globo, uma operação do Ministério Público interditou um mercado e autuou outros dois, depois de apreender nada menos que 6,3 toneladas de alimentos estragados.

Veja também

A operação se deu em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. No supermercado interditado, foi recolhido cinco toneladas de produtos. Vale lembrar que, boa parte dos mesmos estavam em um caminhão fechado, com ratos, baratas e escorpiões. O restante dos produtos foram encontrados nos outros mercados.

Comida estragada apreendida pela ANVISA - Foto: MPRS
Comida estragada apreendida pela ANVISA – Foto: MPRS

Por sua vez, a terceira interdição se trata do açougue de um supermercado de Linhares, no Norte do Espírito Santo. Segundo uma notícia do portal G1 de 2023, o estabelecimento teve as atividades paralisadas após a Vigilância Sanitária do município apreender mais de 900 kg de carne.

Ela estava sendo armazenada de forma inadequada dentro de uma caixa d’água e outros tonéis expostos à contaminação. Dessa forma, além da interdição, o dono do estabelecimento também foi multado.

Açougue foi interditado pela ANVISA - Foto: Internet
Açougue foi interditado pela ANVISA – Foto: Internet

Quando a ANVISA foi fundada?

A Anvisa foi fundada no dia (26) de janeiro de 1999, e se tornou a principal responsável por fazer o monitoramento dos produtos que serão comercializados nos mercados e farmácias.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por criar normas, regulamentos e dar suporte as atividades da área no País. Além disso, ela é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

🚨 Luto! Ralf sabia que irmão ia morrer + Datena fracassa + Sensitiva crava sobre Silvio   

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.