AGORA!

Banco Central crava a melhor modalidade da história do PIX e deixa o cartão de crédito à beira do caixão

05/07/2024 às 15h01

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Cartões de crédito e celular com PIX (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Banco Central confirma nova modalidade para o PIX para facilitar a vida dos consumidores e até mesmo “substituir” o cartão

O PIX tornou-se uma das modalidades mais utilizadas entre os brasileiros desde o ano de 2020. No dia 11 de junho deste ano, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, fez um pronunciamento sobre uma nova modalidade da transação financeira.

Nesta sexta-feira, 05, iremos falar sobre a nova modalidade, que afetará diretamente os pagamentos e pode deixar o cartão de crédito físico à beira do caixão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante um evento promovido pelo Valor Capital Group, em São Paulo, Roberto Campos Neto falou sobre a integração do PIX com as principais carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay.

Desse modo, o Banco Central inicia uma associação com Google Pay e Apple Pay para que seja possível fazer pagamentos com PIX por aproximação.

Continua após o Veja Também

Veja também

A medida fará com que os cartões de créditos físicos sejam deixado de lado por inúmeros brasileiros, que preferem manter as formas de pagamento apenas no celular. Mas, lembre-se, a nova modalidade não trará o fim do cartão, apenas será menos utilizado por alguns.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A modalidade nos celulares já é muito utilizada nos cartões de crédito. Mas, para pagar com o PIX o processo é diferente, o usuário deve abrir o aplicativo do banco para realizar o pagamento.

IMPORTÂNCIA DA NOVA MODALIDADE

Roberto Campos Neto reforçou a importância da nova manobra do Banco Central ao lado do Google Pay e Apple Pay durante o evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A ideia é que, em vez de colocar seu cartão de crédito, você possa simplesmente colocar o PIX lá. O PIX por aproximação será possível porque vamos conectá-lo ao banco. Nós estamos trabalhando nisso agora”, afirmou o presidente do Banco Central.

Em seguida, Roberto Campos Neto reforçou que um dos motivos que levam as pessoas a usarem o cartão de crédito no lugar do PIX é a facilidade da ferramenta de aproximação.

“Mas estamos fazendo uma associação com carteiras como Google Pay e Apple Pay para que, ao invés de colocar seu cartão de crédito, você possa simplesmente colocar o PIX lá”, disse o profissional.

Além de inovar no mercado, a nova modalidade irá garantir mais segurança, facilidade e rapidez ao realizar o pagamento.

A medida também é importante para acompanhar todas as transações em tempo real, através da carteira digital.

É verdade que o Pix vai ser cobrado?

Uma das dúvidas mais frequentes é sobra a cobrança do PIX. De acordo com o portal Serasa, as contas de pessoas físicas não cobram as taxas. Mas, para saber se o banco cobra taxa pelo Pix é importante verificar os canais de atendimento oficiais da instituição.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Banco Central
pix
Giovana Misson

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.