O Banco Central oficializou o fim do serviço do PIX como conhecemos. A seguir, confira todos os detalhes sobre a novidade no meio de pagamento confirmada pela autarquia
O Banco Central é uma autarquia federal responsável por controlar a política monetária do país. Suas principais funções incluem a emissão de moeda, a definição de taxas de juros, a supervisão do sistema financeiro e a manutenção da estabilidade econômica. Sem sombra de dúvidas, um dos serviços mais utilizados do Bacen é o PIX.
O PIX se tornou bastante popular no Brasil e é um dos mais usados atualmente. Neste sentido, hoje falaremos sobre um novo anúncio do Banco Central envolvendo o fim do serviço do pagamento instantâneo como conhecemos. A seguir, confira todos os detalhes sobre a canetada do Bacen e como o meio passará a funcionar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, em julho deste ano, uma notícia divulgada pelo Jornal da Record revelou inovações significativas relacionadas ao PIX. A partir do próximo ano, espera-se que o processo de transações se torne ainda mais simplificado, graças à integração com o sistema Open Finance e a introdução do pagamento por aproximação.
Segundo o portal ‘Monitor do Mercado’, em junho, o PIX registrou um número surpreendente, alcançando a marca de mais de 206,8 milhões de transferências em um único mês. A expectativa é que, com as novas funcionalidades, o número cresça ainda mais. Mostrando o potencial de evolução constante desta ferramenta já indispensável no nosso cotidiano.
As mudanças
Segundo informações divulgadas, um das principais mudanças diz respeito a realização de transações PIX por aproximação. Para executar uma operação, os usuários precisam acessar os aplicativos de seus bancos, processo que será simplificado com o novo sistema e a implantação da transferência via NFC (Near Field Communication).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, afirmou que, por meio do Open Finance, os pagamentos serão simplificados, integrando todas as ferramentas necessárias em um único espaço. Isso significa que os pagamentos poderão ser efetuados com mais agilidade e segurança, sem a necessidade de usar diversos apps ou dispositivos para realizar a transação.
COMO CONSULTAR SE TENHO DINHEIRO NO BANCO CENTRAL?
Inúmeros brasileiros possuem algum dinheiro esquecido nos bancos, seja por alguém que morreu ou até pelo CPF. Mas, poucos sabem. Desse modo, o Banco Central financeira possuí uma plataforma para que os brasileiros consultem a modalidade, basta acessar o site dos Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE