Agora

Agora

Pedido de despejo, fechamento de lojas e à beira da falência: Rede gigantesca respira por aparelhos no Brasil

Rede gigantesca respira por aparelhos no Brasil – Foto: Reprodução/Internet

A companhia gigantesca vive uma situação delicadíssima

O anúncio de crise é inegavelmente uma das piores notícias que os empregados recebem dentro de uma empresa. Afinal, ninguém quer ser dispensado do seu posto de trabalho e ser colocado no olho da rua.

E por falar nisso, é essa a situação que uma rede gigantesca do mercado vive atualmente. A companhia vive uma dramática situação e simplesmente respira por aparelhos e pede socorro para não ir a falência.

A rede se trata da SouthRock, operadora da marca Starbucks no Brasil, além de outras gigantes. Para quem não sabe, a companhia entrou com um pedido de recuperação judicial que ainda está análise na Justiça e vive uma reestruturação drástica, segundo o portal ‘Exame’.

O movimento inclui fechamento de lojas e demissões de funcionários. É importante frisar que, das 187 lojas que a empresa tinha no início da crise, 43 já baixaram às portas. Além disso, é válido frisar que há pedidos de despejo correndo na Justiça.

A mesma fonte destaca que representatividades dos trabalhadores da rede de cafeteria que está beirando a falência, alegam demissões em massa por várias partes dos Estados no Brasil, como São Paulo, Brasília e Minas Gerais.

Veja também

Cafeteria Starbucks - Foto: Reprodução/Internet
Cafeteria Starbucks – Foto: Reprodução/Internet

Por sua vez, as instituições cobram o pagamento das rescisões trabalhistas. A União Geral dos Trabalhadores (UGT), alega que um e-mail mandado aos funcionários pela SouthRock destaca que a rede não pode realizar movimentações nesse momento.

“Devido a atual situação da empresa e ao processo de recuperação judicial em andamento, estamos legalmente impedidos de efetuar pagamentos de débitos anteriores a 31/10/2023. Por conseguinte, o pagamento de rescisões contratuais está, no momento, inviabilizado”, destacou.

Cabe destacar que a homologação de um plano de recuperação judicial pode demorar alguns meses para ser aprovado e sair do papel.

O que aconteceu com a Starbucks no Brasil?

Até o momento, nada se sabe ao certo sobre o encerramento das atividades da Starbucks do Brasil. Atualmente, são 144 que seguem funcionando, apesar de 43 terem sido fechadas. A SouthRock alega que segue operando normalmente.

A SouthRock foi fundada em 2015, focando na gestão, desenvolvimento e operação de marcas de alimentos e bebidas no Brasil. Nos arredores do mundo, a Starbucks possui 38.038 lojas em 80 países.

Unidade do Starbucks - Foto: Reprodução/Internet
Unidade do Starbucks – Foto: Reprodução/Internet

Quem escreve

Kelves Araújo

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br