EITA

Bloqueio em todos os bancos e no INSS: Lei do novo RG entra em vigor com 3 proibições chocantes

29/05/2024 às 20h33

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
Lei do novo RG entra em vigor (Foto: Reprodução/ Internet)

Você precisa ficar atento a essas informações para não correr o risco de sofrer bloqueios por conta do documento

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que as leis são importantes, pois costuma ser os pilares para manter uma sociedade em ordem. Nessa matéria, falaremos a respeito da lei do novo RG (Carteira de Identidade Nacional) e as 3 proibições que podem acarretar aos brasileiros.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Recentemente, o Governo Federal anunciou mudanças e um novo modelo do documento. Antes, o RG era emitido por cada unidade da federação, podendo uma mesma pessoa ter 27 documentos, o que acaba sendo um problema. Um documento único será emitido pra substituir os que estão em vigor

RG
Apesar da nova Carteira Nacional de Identidade, o RG ainda segue válido por mais algum tempo (Foto: Agência Brasil)

Dessa forma, as carteiras de identidades atuais valerão por até 10 anos para as pessoas até 60 anos e, para quem tem acima de 60, será aceita por prazo indeterminado. Segundo o site blog.meuid, em algumas instituições podem acontecer algumas solicitações antes do prazo estipulado.

Principalmente, quando o documento estiver deteriorado ou com foto envelhecida. Nesses casos, a emissão da 2ª via se torna essencial. Na hora de fazer um empréstimo no banco também é necessário apresentar o documento atualizado, para diminuir o risco de você sofrer uma fraude.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Carteira de Identidade Nacional (Reprodução/Internet)
Carteira de Identidade Nacional (Reprodução/Internet)

Outro detalhe importante é que além dos bancos, a Polícia Federal também passou a recusar RG desatualizado ou com mau estado de conservação para a emissão de passaporte, pois essa documentação impossibilita a identificação correta da pessoa. Mas, as proibições não para nisso.

Veja também

Acontece que até mesmo para manter o benefício junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os aposentados e pensionistas precisam fazer a chamada prova de vida, apresentando a documentação nos bancos, o RG com até 10 anos de emissão. Ou seja, é preciso manter o documento atualizado.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) substituirá todos os RG's do país - Foto: Reprodução/Internet
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) substituirá todos os RG’s do país – Foto: Reprodução/Internet

Tem como fazer o novo RG pela internet?

Não tem como fazer o novo RG pela internet. Apenas o agendamento para a emissão do documento pode ser realizado online em alguns estados, mas o documento é feito de maneira presencial. Somente após emitir o novo RG físico você pode solicitar o RG digital através do app Gov.br.

🚨 Luto! Ralf sabia que irmão ia morrer + Datena fracassa + Sensitiva crava sobre Silvio   

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.