Globo

Bolsonaro faz a Globo se calar e emissora ignora grave denúncia

William Bonner e Jair Bolsonaro na Globo (Foto: Reprodução)

Com grande crescimento nas pesquisas das eleições presidenciais, Jair Bolsonaro tem a Globo nas mãos. Recentemente, ele fez uma declaração não oficial que foi vista pelos internautas como uma suposta “ameaça” às propagandas governamentais na emissora, caso seja eleito, e isso teria deixado o canal com um pé atrás.

Segundo Sol: Valentim se revolta com Luzia e defende Karola: “Não fale dela”

Agora, a Globo decidiu dar pouca atenção às denúncias da Folha de S. Paulo e não repercutir o suposto crime de corrupção do presidenciável, que é acusado de ter a sua campanha financiada ilegalmente por 156 empresários. Além dele, esses mesmos empresários estariam financiando candidatos aos governos de vários estados.

Segundo o Blog do Rovai, da revista Fórum, duas fontes da Globo descobriram que haverá uma matéria no Jornal Nacional, intitulada “fake news”, mas que não haverá nenhuma menção ao candidato, assim como não há notícias sobre o caso no portal G1 e no canal pago GloboNews.

A Record, cujo dono, o bispo Edir Macedo, é aliado de Bolsonaro, também minimizou o fato em seus veículos. Jair, vale lembrar, foi acusado na reportagem da Folha de ter envolvimento direto nas fake news sobre Fernando Haddad e o PT. Tais informações, inclusive, teriam sido pagas com dinheiro de caixa 2.

Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Ramos / Agência O Globo)

Para a Globo, a vitória de Bolsonaro já é dada como certa e não é hora para ataques, como os que haviam ao longo da campanha de 2014. A emissora, desta forma, optou pela “auto-censura”, diminuindo os riscos de ser ainda mais prejudicada pelo possível presidente, que terá a Record como sua principal aliada.

Ao Blog do Rovai, algumas fontes disseram que o clima na redação dos veículos de comunicação do Grupo Globo está insustentável e que jornalistas já cogitam deixar a emissora, caso Bolsonaro seja eleito. “Se antes de ele ganhar as coisas já estão assim, imagina depois”, alegam alguns mais medrosos.

TV Foco no Youtube

Sobre o autor

Lucas Medeiros

Twitter: @luccasmeddeiros
Contato: lucasmedeirospaiva@gmail.com