O FIM?

Acabou, fechamento e cortes: Bradesco, Itáu e Caixa fecham agências pelo Brasil e clientes se preparam


Bancos Bradesco, Itáu e Caixa (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)

Clientes dos bancos Bradesco, Itáu e Caixa, se encontram perdidos após várias agencias serem fechadas por todo o Brasil

De um dia para o outro, as grandes filas nos balcões e caixas eletrônicos dos bancos para fazer saques, pagar contas ou resolver qualquer problema simples foram substituídas por um clique. Nos aplicativos das instituições financeiras, é possível desde abrir uma conta e pegar empréstimos até investir e pagar praticamente qualquer coisa com Pix.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A acelerada digitalização do setor bancário e o avanço dos smartphones estão tornando obsoletas as agências bancárias. Para cortar custos e enfrentar a concorrência acirrada pela chegada dos bancos digitais — que nascem sem uma agência sequer —, os bancos estão fechando suas operações físicas. As que ainda estão com as portas abertas, vêm ganhando novos layouts e funções.

Agência bancária do banco Caixa (Foto: Reprodução, Globo)
Agência bancária do banco Caixa (Foto: Reprodução, Globo)

Segundo um levantamento da Ável Investimentos, com base em dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal fecharam juntos 2.563 agências bancárias de 2020 a 2022. Apenas este ano, 256 unidades já foram encerradas. No entanto, o movimento acabou levando ao desemprego mais de 14 mil bancários, estima uma pesquisa da Dieese.

Embora alguns perfis de clientes, como idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, não estejam tão acostumadas a lidar com ferramentas tecnológicas, o Banco Central não estabelece um número mínimo de agências bancárias que as instituições financeiras tradicionais têm que manter em cada região. E os bancos tradicionais estão investindo cada vez mais na interface digital.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O que os clientes devem fazer?

Estamos vivendo uma era digital. Como mencionado, hoje em dia nasce banco que não possuem nenhuma agencia bancaria, como o Nubank. Acontece que com a modernização, os clientes precisam se preparar para migrarem para o atendimento online. Contudo, esse tipo de serviço foi aprimorado durante a pandemia e tem se mostrado bastante útil atualmente.

Veja também

Fila para caixa eletrônico  (Foto: reprodução, Suno)
Fila para caixa eletrônico (Foto: reprodução, Suno)

Em breve as agencias dos bancos não serão mais lugares para resolver problemas. No Bradesco, com 98% das transações digitais, um novo modelo de atendimento está transformando parte das agências em unidades de negócios.

Já o Santander, em vez de fechar suas agências, vem transformado algumas em um tipo de estabelecimentos multiuso, muito diferente das agências convencionais. Além disso, o novo modelo já está em 12 cidades do país. Agora, no espaço original da agência, saem balcões, mesas e estofados e entram uma cafeteria e um espaço de coworking aberto ao público, o WorkCafé. No entanto, uma unidade de atendimento com funcionários do banco é apenas uma das funções ali, ocupando uma parte limitada do espaço.

🚨 Luto! 3 mortes abalam toda a TV brasileira + Alta cúpula da Globo passa o facão em Huck, Mion e Ana Maria        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu