Home » Agora » Carro popular que cabe no seu bolso: Valor e o que esperar da chegada do novo FIAT
Fiat chega com os dois pés no peito e anuncia chegada de “novo popular para a alegria de milhares de motoristas
E a Fiat, cuja qual está na lista das mais queridinhas dos brasileiros, ainda em 2023 anunciou a chegada de um “novo carro”, que deixou milhares em polvorosa.
Na verdade, esse modelo popular se trata de uma repaginada em um modelo já bem conhecido da montadora: O Fiat Uno.
Ele que era chamado carinhosamente de “Uninho”, têm prometido uma volta em grande estilo neste ano de 2024, o que apresenta até um certo terror para a concorrência.
Nem precisa dizer que a notícia animou milhares de entusiastas da marca por aqui, uma vez que grande parte dos brasileiros já tiveram um modelo desse na garagem.
Inclusive o “chefão” da Stellantis, responsável por produzir carros de quatro marcas no país (Fiat, Citroën, Jeep e Peugeot), lançou essa ideia durante um seminário da revista AutoData, ainda em março de 2023.
Uma curiosidade interessante é que, na época, a MP do Governo Federal, que como muitos sabem barateou muitos veículos, não passava de um simples projeto, uma vez que ela foi executada em junho de 2023.
Alguns obstáculos
É fato que AntonioFilosa devolveu a Fiat à liderança do mercado mas encontrou nesse meio tempo algumas pedras no caminho.
Segundo declarações que ele deu, a demanda por mobilidade no Brasil é distribuída entre transporte público, carros novos e usados, motos e serviços de mobilidade, como Uber.
Ainda de acordo com ele, é necessário surpreender o mercado com novas tecnologias e novas soluções.
Marcas como Fiat, Citroën, Volkswagen e Toyota apoiam a ideia de um carro híbrido flex. Outras, com padrão de preços mais elevado, como Jeep e GWM, também têm interesse.
Uma das possibilidades levantadas é que o Uno volte como um carro híbrido popular.
Apesar dele ter saído de linha no Brasil, o seu modelo ( de certa forma) continua sendo fabricado e desenvolvido na Itália como Fiat Panda.
Fiat Uno Vs Fiat Panda
Falando nisso, as diferenças entre o Uno e o Panda (modelo europeu) sempre foram bem pequenas.
De acordo com o portal Motor 1, o Fiat Panda Hybrid atualmente está sendo vendido por 17.200 euros (R$ 97.000) com entrada de 3.000 euros (R$ 17.000) e parcelas mensais de 270 euros (R$ 1.500).
Mas no Brasil, ele teria que ser bem mais barato, custando no máximo a média de R$ 60.000.
O Fiat Panda eletrificado também é chamado de Easy Hybrid porque usa a tecnologia MHEV (híbrida leve), que pode ser o primeiro passo para os carros populares ecológicos no Brasil, por ser mais barata.
A Volkswagen, por exemplo, já considerou essa possibilidade para seu futuro carro híbrido flex.
O Panda Hybrid, que serviria de base para um futuro Fiat Uno Hybrid, tem motor 3 cilindros 1.0 de 71 cv e 98 Nm com câmbio manual de 6 marchas.
Ele usa uma bateria pequena, de 12V, e é capaz de fazer 21,3 km/l de gasolina na cidade e 28,6 km/l na estrada. A autonomia combinada é de 25 km/l.
Um futuro Fiat Uno, que pode resgatar o projeto pré-pandemia, faz sentido porque a marca teria que trazer uma novidade para a nova fase do carro popular.
Além disso, por ser um sub-compacto, o Fiat Mobi não seria tão competitivo quanto um novo Uno na utilização em viagens, devido ao porta-malas.
Quase nada se sabe sobre como seria o design desse novo Uno Mille. Há rumores de que poderia até ser um CUV (mais altinho, como um aventureiro).
Mas quando o NOVO FIAT UNO chega ao Brasil?
De acordo com o portal Auto+, o “novo Uno” tinha previsão de estreia no dia 11 de julho de 2024 em comemoração ao aniversário de 125 anos da Fiat.
De acordo com o Click Petróleo, a estimativa é que esse novo popular chegue por aqui na casa dos R$ 70 mil, valor super compatível e acessível.
Porém, segundo o Auto Esporte, o novo Fiat Panda será produzido na Sérvia para o mercado europeu, com previsão de chegada às lojas somente no fim de 2024.
O site AlVolante afirmou ainda que o modelo também será feito na América do Sul. Mas é muito pouco provável que o lançamento aconteça ainda em 2024
O carro iria para Europa na versão elétrica, mas também teria motores a gasolina e opções híbridas.
Como é baseado no e-C3, é esperado que tenha o motor elétrico de 113 cv e bateria de 44 kWh, para cerca de 320 km de autonomia no padrãp WLTP.
Caso seja mesmo produzido no Brasil, o carro utilizaria a mesma plataforma CMP de C3 e C3 Aircross feitos em Porto Real (RJ).
Teria à disposição também as bases eletrificadas que o grupo Stellantis, dono das marcas Fiat e Citroën, já apresentou.
Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.