COMO ASSIM?!

Carro popular que cabe no seu bolso: Valor e o que esperar da chegada do novo FIAT


Fiat lança novo popular e agita motoristas em 2024 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Stockphoto/Canva)

E a Fiat, cuja qual está na lista das mais queridinhas dos brasileiros, ainda em 2023 anunciou a chegada de um “novo carro”, que deixou milhares em polvorosa.

Na verdade, esse modelo popular se trata de uma repaginada em um modelo já bem conhecido da montadora: O Fiat Uno.

Ele que era chamado carinhosamente de “Uninho”, têm prometido uma volta em grande estilo neste ano de 2024, o que apresenta até um certo terror para a concorrência.

Nem precisa dizer que a notícia animou milhares de entusiastas da marca por aqui, uma vez que grande parte dos brasileiros já tiveram um modelo desse na garagem.


Pra quem não se lembra, ele foi criado ainda no ano de 1985, com um design mais esportivo.

Veja também

Mas seu grande “boom” veio mesmo na década de 90, quando caiu nas graças do público, se tornando uma referência entre os carros populares da época.

Vale dizer que ele permaneceu por um longo período de tempo, mas infelizmente saiu de linha no Brasil, no ano de 2021.

Mesmo sendo alvo de algumas críticas, a notícia da sua “extinção” caiu como bomba na época.

O que esperar …

De acordo com o o portal Terra, ao que tudo indica, ele pode retornar ao mercado brasileiro, muito em breve e completamente repaginado.

Isso porque ele irá carregar uma proposta sustentável, entrando assim em conformidade com as tendências de mercado.

A ideia foi lançada  pelo CEO da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, que inclusive está reservando outras ideias para demais marcas.

Inclusive o “chefão” da Stellantis, responsável por produzir carros de quatro marcas no país (Fiat, Citroën, Jeep e Peugeot), lançou essa ideia durante um seminário da revista AutoData, ainda em março de 2023.

Uma curiosidade interessante é que, na época, a MP do Governo Federal, que como muitos sabem barateou muitos veículos, não passava de um simples projeto, uma vez que ela foi executada em junho de 2023.

Alguns obstáculos

É fato que Antonio Filosa devolveu a Fiat à liderança do mercado mas encontrou nesse meio tempo algumas pedras no caminho.

Isso porque precisou abrir mão do projeto do novo Uno devido à crise causada pela pandemia.

Segundo declarações que ele deu, a demanda por mobilidade no Brasil é distribuída entre transporte público, carros novos e usados, motos e serviços de mobilidade, como Uber.

Ainda de acordo com ele, é necessário surpreender o mercado com novas tecnologias e novas soluções.

Marcas como Fiat, Citroën, Volkswagen e Toyota apoiam a ideia de um carro híbrido flex. Outras, com padrão de preços mais elevado, como Jeep e GWM, também têm interesse.

Uma das possibilidades levantadas é que o Uno volte como um carro híbrido popular.

Apesar dele ter saído de linha no Brasil, o seu modelo ( de certa forma) continua sendo fabricado e desenvolvido na Itália como Fiat Panda.

Fiat Uno Vs Fiat Panda

Falando nisso, as diferenças entre o Uno e o Panda (modelo europeu) sempre foram bem pequenas.

De acordo com o portal Motor 1, o Fiat Panda Hybrid atualmente está sendo vendido por 17.200 euros (R$ 97.000) com entrada de 3.000 euros (R$ 17.000) e parcelas mensais de 270 euros (R$ 1.500).

Mas no Brasil, ele teria que ser bem mais barato, custando no máximo a média de R$ 60.000.

O Fiat Panda eletrificado também é chamado de Easy Hybrid porque usa a tecnologia MHEV (híbrida leve), que pode ser o primeiro passo para os carros populares ecológicos no Brasil, por ser mais barata.

A Volkswagen, por exemplo, já considerou essa possibilidade para seu futuro carro híbrido flex.

O Panda Hybrid, que serviria de base para um futuro Fiat Uno Hybrid, tem motor 3 cilindros  1.0 de 71 cv e 98 Nm com câmbio manual de 6 marchas.

Ele usa uma bateria pequena, de 12V, e é capaz de fazer 21,3 km/l de gasolina na cidade e 28,6 km/l na estrada. A autonomia combinada é de 25 km/l.

Um futuro Fiat Uno, que pode resgatar o projeto pré-pandemia, faz sentido porque a marca teria que trazer uma novidade para a nova fase do carro popular.

Além disso, por ser um sub-compacto, o Fiat Mobi não seria tão competitivo quanto um novo Uno na utilização em viagens, devido ao porta-malas.

Quase nada se sabe sobre como seria o design desse novo Uno Mille. Há rumores de que poderia até ser um CUV (mais altinho, como um aventureiro).

Mas quando o NOVO FIAT UNO chega ao Brasil?

De acordo com o portal Auto+, o “novo Uno” tinha previsão de estreia no dia 11 de julho de 2024 em comemoração ao aniversário de 125 anos da Fiat.

De acordo com o Click Petróleo, a estimativa é que esse novo popular chegue por aqui na casa dos R$ 70 mil, valor super compatível e acessível.

Porém, segundo o Auto Esporte, o novo Fiat Panda será produzido na Sérvia para o mercado europeu, com previsão de chegada às lojas somente no fim de 2024.

O site AlVolante afirmou ainda que o modelo também será feito na América do Sul. Mas é muito pouco provável que o lançamento aconteça ainda em 2024

O carro iria para Europa na versão elétrica, mas também teria motores a gasolina e opções híbridas.

Como é baseado no e-C3, é esperado que tenha o motor elétrico de 113 cv e bateria de 44 kWh, para cerca de 320 km de autonomia no padrãp WLTP.

Caso seja mesmo produzido no Brasil, o carro utilizaria a mesma plataforma CMP de C3 e C3 Aircross feitos em Porto Real (RJ).

Teria à disposição também as bases eletrificadas que o grupo Stellantis, dono das marcas Fiat e Citroën, já apresentou.

🚨 Globo boicota Davi, engole cachê de todos os ex-BBBs e gera revolta + Eliana expõe Patrícia e "ataca"    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA