SAIBA TUDO

Cancelar Pix errado no PicPay: O segredo do Banco Central para acabar com desespero e trazer dinheiro de volta


Veja como resolver problemas no Pix (Foto: Banco Central)

É possível conseguir devolução em caso de Pix feito para contas erradas, apontou o PicPay

Com mais de 155 milhões de pessoas cadastradas no Pix, é ‘normal’ acontecerem erros e as transferências acabarem sendo feitas erroneamente. Mas, apesar do susto inicial, o responsável pode, sim, ter seu dinheiro volta.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O PicPay, que é uma das principais plataformas financeiras do país, listou algumas das atitudes que os usuários devem tomar, caso isso aconteça. A primeira delas, claro, é printar a tela e deixar registrado para quem foi feita a transferência.

Depois disso, o dono da conta deve acionar seu banco e tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro através da chave Pix, seja e-mail, telefone ou, em alguns casos, buscar pelos dados na internet pelo CPF. Se possível, resolver as coisas amigavelmente.

Se não funcionar, abra um Boletim de Ocorrências e procure a Justiça. Isso porque, se o destinatário recusar devolver a quantia, significa que ele está fazendo uma apropriação indébita. Ou seja, cometendo um crime, já que isso é proibido por lei no Brasil.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Em casos de golpes do Pix, é possível acionar o Mecanismo Especial de Devolução, o MED, do Banco Central. Neste tipo de situação, são outros métodos que devem ser tomados.

Veja também

Pix, Banco Central
Novidades sobre o uso do Pix (Foto: Banco Central)

Banco Central anuncia o “Primo do Pix”

Em outubro, aconteceu o Score Summit, na cidade de São Paulo, com a presença de Carlos Eduardo Brandt, do Banco Central. Durante a convenção, o especialista falou sobre a chegada do chamado “Primo do Pix”, que será implantado no Brasil.

O novo Drex promete tecnologia, facilidade e unificação para quem tem conta e cartão de crédito. “O Banco Central não está fazendo algo que se interponha ou que tenha intercessão entre um ecossistema, entre uma plataforma e outra”, destacou Brandt.

“As plataformas vão se conversar, mas o mais importante é colocar essa visão de complementaridade, no sentindo de que vai atender casos de uso que são melhor atendidos com essa tecnologia, essa dinâmica ao que poderia ser feito com o Pix”, acrescentou.

Drex, Banco Central
Roberto Campos Neto revelou que o Drex deve ser implantado em breve no Brasil (Foto: Banco Central)

O que é o Drex?

O Banco Centro cita o Drex como o novo Digital Real X, que será uma moeda online, substituindo a cédula física. Ele deverá ser guardado nas carteiras tecnológicas desenvolvidas futuramente pelas instituições financeiras nacionais.

🚨 Espírito de estrela da RedeTV! aparece ao vivo em programa + Globo demite 16 estrelas + Fátima furiosa        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br