EITA

Carne podre, denúncia e ordem da Anvisa: Vigilância Sanitária interdita às pressas 3 pizzarias amadas


Vigilância interdita 3 pizzarias vido à carne podre, denúncia e ordem direta da Anvisa (Foto: Divulgação)

3 Pizzarias amadas foram interditadas às pressas pela Vigilância Sanitária

Para quem não sabe, os órgãos de Vigilância Sanitária são os responsáveis pelas fiscalizações de serviços e produtos nos municípios. Vale dizer que o órgão segue a risca as ordens da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Neste sentido, hoje falaremos sobre a interdição de 3 grandes pizzarias famosas em 2023, após diversos problemas constatados pela VISA.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Vale dizer que, as pizzarias são um dos os estabelecimentos favoritos das pessoas, e cada cidade tem aquela mais tradicional. Sempre sendo aquela mais antiga e mais conhecida pela população. Entretanto, hoje vamos citar 3 empreendimentos que tiveram as portas fechadas e interditadas pela VISA, e os motivos são surpreendentes.

1 – Carne podre

Conforme informações do ‘G1’, após inspeção realizada no dia 23 de novembro de 2023, a Vigilância Sanitária de Maceió, em cumprimento das ordens de fiscalização da Anvisa, apreendeu 80 kg de alimentos fora da validade em uma pizzaria localizada no bairro Cidade Universitária, em Maceió. O local apresentava ainda ambiente insalubre, falta de higiene e alimentos guardados de forma incorreta.

Carne apreendida pela Anvisa (Foto: Divulgação)
Carne apreendida pela Anvisa (Foto: Divulgação)

Na ocasião, alimentos como carne bovina, queijo, bacon e maionese estragados foram retirados da pizzaria. O estabelecimento foi interditado, mas pode voltar a funcionar se regularizar a situação em até 90 dias. Na época, recebeu uma multa que varia de R$ 180,00 a R$ 19 mil, o valor varia conforme as irregularidades.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


“Nesse local, identificamos inúmeras irregularidades que vinham colocando em risco a saúde dos maceioenses e tivemos que interditar. Agora, o proprietário vai precisar corrigir sua forma de trabalhar para, só então, reabrir seu negócio”, disse Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária.

Veja também

Como a matéria do G1 não especificou o nome da pizzaria, não há certeza de que o estabelecimento tenha voltado ou não ao funcionamento.

A Vigilância Sanitária cumpre as regras da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
A Vigilância Sanitária cumpre as regras da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

2 – Operação em Pizzaria

No dia 7 de dezembro de 2023, conforme informações do portal ‘O Dia’, a Polícia Civil e o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) precisaram interditar o restaurante Parmê, do Norte Shopping, no Cachambi, Zona Norte do Rio após serem identificadas uma série de infrações que descumprem as regras impostas pela ANVISA.

Na ocasião ainda, os agentes encontraram cerca de 100kg de produtos impróprios para o consumo. Havia frios, molhos diversos, carnes, linguiça e camarão que eram mantidos fora de temperatura adequada, sem proteção e com validade expirada. A comida era preparada em situação precária.

Condições precárias da Parmê do Norte Shopping (Foto: Reprodução / CNN Brasil)
Condições precárias da Parmê do Norte Shopping (Foto: Reprodução / CNN Brasil)

Os agentes encontraram ainda acúmulo de água suja, pisos sujos e equipamentos engordurados. Segundo o ‘UOL’, o gerente do estabelecimento foi preso em flagrante pela Polícia Civil, por crime contra as relações de consumo. As equipes de vigilância identificaram que a comida era estocada em situação precária, com ratos e baratas transitando pelo local.

Posicionamento do Shopping sobre a situação

Na época em que o fato aconteceu, o Norte Shopping informou que colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária e aguarda a adequação do restaurante para que volte a funcionar. Não encontramos nenhum pronunciamento a respeito da rede de restaurantes, mas o espaço segue em aberto para tal.

Inclusive, é importante destacar ainda que o Norte Shopping do RJ continua aberto. Ou seja, eles já cumpriram as determinações da Anvisa e voltaram a ficar em regularidade com as normas impostas pela Vigilância Sanitária.

3 – Denúncia e fechamento devido à insalubridade em Pizzaria

Em abril de 2023, segundo o portal ‘Terceira Via’, a Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes, interditou uma pizzaria, localizada no bairro Parque Turf Club, no município do Rio de Janeiro, devido a graves infrações às normas de higiene. O nome do estabelecimento não foi divulgado pelo órgão fiscalizador.

A Vigilância Sanitária (VISA) de Campos fez uma série de observações onde a pizzaria estava atuando de forma totalmente irregular, indo contra as regras da Anvisa quanto a segurança alimentar e sanitária. Confira:

  • armazenamento de alimentos de forma inadequada;
  • manipulação de maneira incorreta;
  • níveis insuficientes de higiene;
  • sem ligação da rede de abastecimento de água (uso de poço artesiano);
  • armazenamento abundante de farinha de trigo fora da data de validade; e
  • também, foram encontrados outros alimentos fora da validade.
Falta de higiene no local (Foto: Reprodução/ Internet)
Falta de higiene no local (Foto: Reprodução/ Internet)

Na época, a equipe da vigilância sanitária apreendeu aproximadamente 1.600 kg de alimentos considerados impróprios para o consumo humano. Sendo assim, o órgão fiscalizador interditou o local que teve de fechar as portas até que a situação fosse regularizada.

Segundo declarações feitas ainda por Vera Cardoso, assessora chefe da Vigilância Sanitária, na época, foi determinado que o proprietário da pizzaria cumprisse uma série de exigências para conseguir reabrir o estabelecimento.

Porém, não foram encontradas mais atualização sobre a situação. Também não foram encontradas declarações ou notas de esclarecimento por parte da Pizzaria. Portanto, não há como descrever precisamente a situação atual do empreendimento, principalmente por seu nome não ter sido divulgado.

A vigilância sanitária é responsável por boa parte das fiscalizações (Reprodução/Foto: Anvisa/Divulgação)
A vigilância sanitária é responsável por boa parte das fiscalizações (Reprodução/Foto: Anvisa/Divulgação)

Como fazer uma denúncia a Anvisa?

Para fazer uma denúncia a Anvisa, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia.

A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

O consumidor deve encaminhar sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária de seu município, informando os seguintes dados: nome e marca do produto, nome e endereço do fabricante.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.