Carro apreendido e multa imperdoável: 4 alertas do IPVA acabam de chegar em BH, MG, em 2025

Motoristas da capital mineira precisam se atentar quanto a essas notificações do IPVA 2025; Quem desobedecer os prazos pode perder o carro

08/04/2025 7h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Motoristas de Minas Gerais, principalmente BH, devem se atentar a esse alerta do IPVA (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Motoristas da capital mineira precisam se atentar quanto a essas notificações do IPVA 2025

E nesta semana de abril, motoristas de Minas Gerais, especialmente os que circulam por Belo Horizonte, BH-MG, precisam ficar atentos aos prazos finais para o pagamento do IPVA 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque a terceira e última parcela do imposto vence nesta semana, e o não pagamento pode gerar uma série de penalidades severas, como:

  • Multas imperdoáveis;
  • Juros;
  • Inscrição na dívida ativa;
  • Apreensão do veículo em fiscalizações.

Sendo assim, a partir de informações do portal oficial da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, a equipe especializada em legislação e tributos traz abaixo do que se tratam esses alertas e que prazos são esses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adeus ao IPVA desses carros graças a lei anunciada (Foto: Divulgação)
IPVA tem prazo para pagamento da última parcela em Minas Gerais, incluindo BH (Foto: Reprodução/Internet)

Calendário da última parcela do IPVA 2025:

De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), os vencimentos ocorrem conforme o final da placa do veículo, entre os dias 7 e 11 de abril.

Veja a tabela abaixo:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Final de Placa/ Vencimento

  • 1 e 2 – 7 de abril – EXPIRADO
  • 3 e 4 – 8 de abril – VENCE HOJE
  • 5 e 6 – 9 de abril.
  • 7 e 8 – 10 de abril.
  • 9 e 0 – 11 de abril

Como emitir a folha de pagamento?

Para emitir a guia de pagamento, o contribuinte deve:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Acessar o site oficial da SEF-MG;
  • Informar o número do Renavam;
  • Gerar o código de arrecadação ou Pix.
Interface oficial da SEFAZ na aba de emitir guia de pagamento do IPVA (Foto Reprodução/site oficial)

Quais são os riscos para quem não paga o IPVA?

O atraso no pagamento do IPVA não é perdoado. A multa inicial é de 0,3% por dia de atraso, chegando a 20% após o 30º dia, além de juros baseados na taxa Selic.

Além das penalidades financeiras, há o risco de ter o nome inscrito na dívida ativa do Estado, o que pode restringir crédito e gerar cobranças judiciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em fiscalizações de trânsito, o não pagamento pode até levar à apreensão do veículo — embora, neste ano de 2025, seja possível quitar o débito na hora, caso seja a única irregularidade encontrada.

Thumbnail Video Youtube

Como evitar golpes na hora de pagar o IPVA?

Inclusive, além dos prazos, 4 alertas foram dados aos motoristas com alguns cuidados necessários na hora de efetuar os pagamentos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Use apenas canais oficiais: Faça o pagamento exclusivamente pelo site da SEF-MG ou via instituições bancárias autorizadas. Não clique em links recebidos por mensagens de texto, e-mail ou redes sociais.
  • Confirme os dados do Pix: Além disso, ao optar pelo pagamento via Pix, verifique cuidadosamente os dados do destinatário antes de concluir a transação. O código Pix válido é gerado dentro do site oficial.
Aplicativo PIX (Foto: Reprodução / Globo)
Se for pagar via PIX se atente às informações inseridas (Foto: Reprodução / Globo)
  • Evite intermediários: Jamais aceite ajuda de terceiros para gerar boletos. Golpistas costumam se passar por despachantes ou servidores públicos para aplicar fraudes.
  • Fique atento às datas: Por fim, e conforme dito acima, não perca o prazo! Acompanhe o calendário de vencimentos conforme o final da placa do seu veículo.

Conclusão:

Em suma, o IPVA 2025 teve prazos estabelecidos para o pagamento da última parcela e o descuido com os prazos pode custar caro.

Multas, juros, restrições e até remoção do veículo são consequências reais.

Por fim, com organização e atenção, é possível manter o imposto em dia e evitar dores de cabeça.

Mas, para obter mais informações sobre outras contas a pagar, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.