Carro popular: incentivos, mudanças, atualizações e mais!
23/09/2023 às 0h31
Por: Paulo Damião
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O Governo Federal anunciou um benefício para baratear o custo de carro popular para os brasileiros, em 2023. O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou em de junho medidas para baratear veículos populares. O benefício para promover automóveis populares foi um dos pedidos do presidente Lula (PT), em maio.
O plano previa o desconto de R$ 2 mil até R$ 8 mil no preço final de carros, além de subsídios para a redução do preço de caminhões e de ônibus.
Em julho, chegou ao fim o programa de descontos para carros populares
Com o atingimento da meta que o governo estabeleceu para a venda de carro popular, o programa de descontos chegou ao fim, em 7 de julho. De acordo com o g1, a estimativa do governo é que 125 mil veículos tenham sido vendidos. Apesar do alcance da meta em julho, a iniciativa continuou para compra de caminhões, ônibus e vans.
O programa terminou um mês após seu lançamento, no início de junho. A princípio, o prazo previsto era de quatro meses, entretanto, a procura de brasileiros a modelos de carro popular foi muito alta. De acordo com Geraldo Alckmin à imprensa, o incentivo serviu para dar um fôlego à cadeia automotiva.
O Governo Federal liberou R$ 650 milhões dos R$ 800 milhões previstos em descontos para a modalidade de carro popular. Os R$ 150 milhões restantes serão usados para compensar a perda de arrecadação em impostos, causada pelo desconto no preço final dos veículos.
Desconto para compra de carro popular: como funcionou o incentivo?
O programa de incentivo do governo serviu para “dar um estímulo à indústria e animar o consumidor, para mover a economia”, de acordo com anúncio oficial. Os descontos foram de R$ 2 mil a R$ 8 mil para carros de pequeno porte, com valor total de até R$ 120 mil.
No total, o governo reservou R$ 1,5 bilhão para o programa. Foram R$ 500 milhões para automóveis, R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus. A meta era encerrar o programa após alcançar a meta de R$ 1,5 bilhão.
As vendas de carros com desconto foram exclusivas para pessoas físicas durante parte do programa. Depois disso, as empresas também puderam se beneficiar do programa. Além disso, as empresas do setor que aplicaram o desconto na venda ao consumidor receberam um crédito tributário.
A Volkswagen utilizou R$ 100 milhões dos créditos para carro popular. A Renault solicitou R$ 90 milhões, a Hyundai, R$ 80 milhões, e a Chevrolet, R$ 50 milhões.
Graças ao programa de carro popular do Governo Federal, o Volkswagen Polo Track se tornou o carro mais vendido do Brasil em junho. O modelo ultrapassou até mesmo o Fiat Strada, que hoje já retomou o posto de liderança.
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.
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