Celebridades

Chica Xavier, atriz global, morre aos 88 anos vítima de câncer de pulmão

Morreu a atriz Chica Xavier aos 88 anos - Foto: Reprodução
Morreu a atriz Chica Xavier aos 88 anos – Foto: Reprodução

A atriz que fez sucesso na Globo, Chica Xavier, faleceu neste sábado aos 88 anos vítima de um câncer no pulmão que ela lutava contra há anos

Neste sábado, 08, a televisão brasileira perdeu mais um dos seus grandes nomes da teledramaturgia. Trata-se da atriz Chica Xavier, que tinha 88 anos e lutava há um tempo contra um câncer no pulmão. Ela ficou conhecida pelos seus papéis de sucesso, inclusive em muitas novelas que fez na Globo.

A morte de Chica Xavier foi confirmada por seu neto, Ernesto Xavier. Francisca Xavier Queiroz de Jesus nasceu na cidade de Salvador e logo na adolescência se consagrou como atriz de teatro, TV e cinema, contando com uma carreira de mais de 60 anos na televisão, sendo também ícone da representatividade negra.

+Milionário, Marcelo Adnet negocia compra de mansão por preço exorbitante e detalhes são vazados

+Em primeira mão! Globo tenta driblar crise no mercado publicitário com solução inédita para marcas

+Luciano Huck leva rasteira, humorista do SBT passa na frente e dá moto para rapaz humilhado

Começando em uma época em que pessoas negras tinham pouco ou quase nenhum espaço no meio artístico, ela estrelou clássicos da televisão brasileira como “Dancin’ Days” (1978), “Pátria minha” (1994), “Cara & Coroa” (1995), “O rei do gado” (1996) e “Força de um desejo” e “Cheias de charme” (2012).

Chica Xavier na novela Duas Caras - Foto: João Miguel Junior/TV Globo
Chica Xavier na novela Duas Caras – Foto: João Miguel Junior/TV Globo

Somente na Globo, foram nada mais nada menos que 26 novelas, além das 11 minisséries e 10 programas especiais. Além disso, Chica Xavier passou por outros programas de outros canais, como no Futura e na Band e extinta TV Manchete. No cinema, esteve também presente em muitos títulos, 11 filmes.

Globo se solidariza

Mesmo não tendo mais vínculo contratual com Chica Xavier há muitos anos, a Globo se solidarizou à morte da atriz que já fez parte de seu time de contratados por muito tempo. Em seu site oficial, a emissora publicou um compilado com momentos da vida pessoal e profissional da atriz famosa.

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Fernando Lopes

Escreve sobre televisão desde 2013.