Trabalhadores demitidos terão que pagar multa do FGTS e seguro-desemprego? Veja os detalhes

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
CLTs demitidos pagarão multa do FGTS e seguro-desemprego? (Foto: Reprodução/ Internet)

CLTs demitidos pagarão multa do FGTS e seguro-desemprego? (Foto: Reprodução/ Internet)

Novas mudanças armadas causam grande impacto aos CLTs brasileiros que podem ter que pagar multa do FGTS para financiar o seguro-desemprego

A equipe econômica do Governo Federal divulgou na última semana a possibilidade de mudanças que atingem em cheio alguns benefícios dos trabalhadores de carteira assinada (CLTs).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO a partir de informações do portal ‘O Globo’, trata-se do estudo de algumas mudanças de ajustes fiscais que mexem na multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e no seguro-desemprego.

Atualmente, os CLTs, protegido pelas leis trabalhistas, contam com o direito de receber um seguro-desemprego em caso de demissão sem justa causa. Além disso, no mesmo sentido podem sacar o FGTS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No FGTS, além dos valores pagos mensalmente, os CLTs também recebem uma multa de 40% sobre o saldo do fundo. Esses benefícios visam garantir a segurança financeira do trabalhador até que ele arrume outro emprego.

Resumo

CLTs poderão perder uma parte da multa do FGTS

De acordo com as informações divulgadas pelo portal ‘O Globo’, e apuradas pelo TV FOCO, a ideia do governo é abater da multa devida aos CLTs do valor disponível para o seguro-desemprego.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas como assim? Bom, o valor total do benefício será reduzido, assim, diminuindo o número de parcelas do seguro a ser pago. Ou seja, quanto mais alta for a multa, menor seria o valor do seguro-desemprego.

Dessa forma, caso a medida seja aprovada, o Governo Federal poderá economizar nos gastos com benefícios para cidadãos desempregados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais

A medida está sendo estudada pela equipe econômica do governo, ou seja, os ministro da Fazenda e Planejamento, Fernando Haddad e Simone Tebet.

Com certeza ainda demanda muito estudo e debate sobre como a medida não prejudique os CLTs. No mais, os trabalhadores devem permanecer atentos às possíveis mudanças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destacando que, nós do TV FOCO estamos sempre trazendo novas atualizações.

Como consultar o saldo do FGTS?

Para consultar o saldo do FGTS basta acessar o aplicativo do benefício e consultar os valores que já foram liberados e estão disponíveis para o saque.

Veja também mais uma matéria sobre os trabalhadores brasileiros CLICANDO AQUI.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile