ATENÇÃO

CLTS em êxtase: INSS crava novo benefício e libera pagamento em apenas 1 único passo simples e online

08/06/2024 às 7h00

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
INSS tem novo benefício para CLTs (Foto: Divulgação)

CLTs em festa com esse novo benefício confirmado pelo INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, tem uma grande notícia para quem é CLT, o famoso regime de carteira assinada. Como um contribuinte, os trabalhadores têm além de seus deveres, os seus direitos.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

E esse que vamos expor hoje é um desses direitos, que talvez você como trabalhador de carteira assinada nem saiba que pode solicitar. Geralmente você está acostumado a solicitar o auxílio-doença, que hoje se chama Auxílio por Incapacidade Temporária.

Mas, fora ele, há o popular auxílio-acidente. De acordo com informações divulgadas no site oficial do governo federal, na página do INSS (www.gov.br/inss), ele é um benefício pago pelo órgão.

No Meu INSS dá para conferir todas as atualizações sobre o programa (Reprodução: INSS/Divulgação)
No Meu INSS dá para conferir todas as atualizações sobre o programa (Reprodução: INSS/Divulgação)

De acordo com o INSS, o auxílio-acidente é “uma espécie de indenização, ao segurado que tenha sofrido acidente e que, mesmo após a recuperação da capacidade para o trabalho, tenha ficado com sequelas que reduziram sua capacidade laborativa. Ou seja, o segurado tem direito ao auxílio-acidente se ficar com uma sequela definitiva, em decorrência de algum acidente, seja de trabalho ou não“.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


VALOR QUE É PAGO

Veja também

O órgão ainda destacou que o auxílio-acidente é uma indenização mensal, que corresponde a 50% do salário-de benefício que deu origem ao benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença do segurado.

INSS / Pessoa sacando dinheiro - Montagem: TVFOCO
INSS / Pessoa sacando dinheiro – Montagem: TVFOCO

COMO SOLICITAR

O único passo que você precisa se sujeitar é o envio da documentação. E ela pode ser feita em duas ocasiões. A primeira, é quando você solicita o benefício por incapacidade temporária e, ao se constatar a sequela definitiva, o auxílio-acidente passa a ser pago, por definição da Perícia Médica Federal, após a cessação desse benefício por incapacidade.

A segunda situação, é quando você não fez a solicitação durante o período de doença, será necessário pedir o benefício pela Central Telefônica 135. Também será necessário constatar através de envio de documentação.

Veja se você tem dinheiro extra a ganhar do INSS (Reprodução: Internet)
Excelente notícia para milhares com fim da idade mínima (Reprodução: Internet)

O INSS É DESCONTADO DO SALÁRIO?

Sim e o INSS é descontado diretamente da fonte e segue uma tabela que vai de 7,5% a 14% de desconto sobre o salário do trabalhador. Então, pagar mais ou menos vai depender do valor que você recebe.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.