Confira!

Nova idade mínima com 100% do pagamento: Como se aposentar recebendo o salário integral do INSS em só 3 passos


Aposentadoria do INSS (Reprodução: Montagem TV Foco)

Confira como receber a aposentadoria do INSS com 100% do salário em 3 passos

Se você está pensando em se aposentar neste ano de 2024, saiba as mudanças que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem feito, incluindo a nova idade mínima, e como solicitar a aposentadoria com salário integral.

Portanto, para aqueles que não sabem, antes da reforma previdenciária de 2019, era preciso completar 35 anos (homem) ou 30 anos (mulher) de contribuição para se aposentar, sem requisito de idade mínima. No entanto, a nova reforma chegou com novos requisitos para solicitar o valor integral da aposentadoria especial.

Para ter direito a aposentadoria especial, os contribuintes precisam cumprir 25 anos de atividade especial + 60 anos de idade, em casos de risco baixo do trabalho, 20 anos de atividade especial + 58 anos de idade, em caso de risco médio, e 15 anos de atividade especial + 55 anos de idade, em caso de risco alto.

Ao cumprir os requisitos da aposentadoria especial, o contribuinte tem o direito de se aposentar por tempo de contribuição com valor equivalente a 60% da média dos salários de contribuição a partir de julho de 1994 com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição acima de 20 anos de contribuição, no caso dos homens, ou 15 anos de contribuição, no caso das mulheres e dos contribuintes expostos a risco alto.

Dessa forma, segundo informações do portal Lemos de Miranda, para receber uma aposentadoria especial integral, o homem exposto a risco médio ou baixo vai precisar completar pelo menos 40 anos de contribuição (60% + 40%). Já a mulher e o contribuinte exposto a risco alto vai precisar completar pelo menos 35 anos de contribuição (60% + 40%).

Veja também

No entanto, os servidores públicos vinculados a Regime Próprio de Previdência Social devem seguir regras de aposentadoria diferentes daqueles contribuintes da iniciativa privada. Em geral, estão vinculados a um Regime Próprio apenas os servidores públicos efetivos federais, estaduais ou municipais cujo município possua Regime Próprio.

Vale ressaltar que a idade mínima para se aposentar é progressiva e sobe seis meses anualmente. Além disso, é exigido um tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. A regra considera a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para as mulheres, e um tempo de contribuição de 15 anos para ambos.

Como solicitar a aposentadoria pelo INSS?

Para solicitar o benefício da aposentadoria pelo INSS, o passo a passo é bem simples. Acesse o portal MEU INSS; Clique no botão “Novo pedido”; Digite o seguinte termo na busca: “aposentadoria por tempo”; Uma lista vai aparecer. Nela, clique em “nome do serviço/benefício”; Veja o texto que aparece e, a partir desse passo, é só seguir as demais instruções. Com o número do seu CPF, já é possível acessar o portal e fazer consultas. Mesmo assim, caso surjam dúvidas, não deixe de contatar o INSS pelo telefone 135. O tempo de espera é de, geralmente, cinco minutos.

Vitórias do INSS são confirmadas aos aposentados (Foto: Internet)
Vitórias do INSS são confirmadas aos aposentados (Foto: Internet)
Aposentadoria (Reprodução: Freepik)
Regas para garantir a aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

🚨 BBB24: Premonição de Davi + Sensitiva crava desfecho assustador para Cunhã e Matteus + Buda foge da ex    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.