INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

4 passos para conseguir benefício e comunicado INSS: 13º salário tem verdade confirmada para milhões hoje (6)

13º salário a aposentados do INSS (Reprodução/Internet)
Comunicado sobre o 13º salário (Reprodução/Internet)

Instituo Nacional do Seguro Social confirma notícia que os brasileiros estavam esperando sobre esse benefício

O 13º salário é uma meta dos brasileiros todo ano e claro, como todo mundo sabe, o INSS entrega por direito dos aposentados e pensionistas o valor de um salário ao final de 12 meses trabalhado.

Mas, nem todos os beneficiários do INSS tem o direito de ter o benefício do 13º salário. Apenas alguns conseguem receber esse direito.

Dito isso, hoje nós vamos falar de uma modalidade do 13ª salário do INSS que não tem direito a receber esse benefício e o que fazer para conquistá-lo.

O BPC TEM DIREITO A RECEBER O 13º SALÁRIO?

De acordo com informações da BMCNews, o 13º salário é um direito que a maioria dos trabalhadores com carteira assinada e os aposentados possuem.

No entanto, muitas pessoas se perguntam se esse benefício também se aplica àqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A resposta, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é não.

Veja também

Conforme as regras atuais do INSS, o BPC não é considerado um salário, mas sim uma assistência social fornecida pelo Governo Federal. Isso significa que quem recebe o BPC não tem direito à remuneração extra no final do ano.

Os beneficiários do BPC têm alguns direitos exclusivos. O benefício, administrado pelo INSS, é concedido as pessoas com deficiência, independente da idade, e idosos acima de 65 anos que estejam em situação de baixa renda, com a condição de que a renda familiar por pessoa seja inferior a um quarto do salário mínimo vigente. Os beneficiários do BPC recebem benefícios como:

  • Um salário mínimo por mês – o valor de 2024 é de R$ 1.412;
  • A possibilidade de contratar empréstimos consignados com facilidade, podendo comprometer até 35% do ganho mensal;
  • Reajuste anual do salário, baseado no salário mínimo vigente no Brasil.

No entanto, é importante ressaltar que existem algumas particularidades. O BPC, por exemplo, possui diferenças significativas em relação à aposentadoria.

Dentre essas diferenças, chama a atenção a falta do 13º salário e a possibilidade do benefício ser suspenso caso a situação econômica do beneficiário melhore. Em outras palavras, o beneficiário do BPC não tem direito a:

  • 13º salário, que é um benefício concedido apenas aos trabalhadores sob o regime da CLT e aos aposentados;
  • Pensão por morte aos dependentes. Se o beneficiário falecer, o pagamento é interrompido imediatamente e os dependentes não têm direito a continuar recebendo o benefício.

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA