Conheça os vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 na etapa nacional


Eduardo Oinegue e Lana Canepa apresentam a segunda edição do prêmio em Brasília. Crédito: Andressa Anholete/Band

Evento realizado em Brasília reuniu prefeitos e autoridades de todo o país

Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 anunciou nessa quarta-feira (30), os 23 vencedores da etapa nacional. O evento, realizado no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), foi apresentado pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa, com transmissão simultânea no canal Band Jornalismo no YouTube. A exibição na TV aberta está marcada para domingo (4), às 23h30.

O encontro contou com a presença de João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação; Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União; Paco Britto, vice-governador do Distrito Federal; Celina Leão, deputada federal, eleita vice-governadora do Distrito Federal; Maximiliano Martinhão, ministro de Estado das Comunicações substituto; Carlos Melles, presidente do Sebrae; Antônio José Barreto, vice-presidente do Banco do Brasil; Gustavo Xavier Barreto, diretor de relações institucionais da CCR; Antônio de Toledo Pereira Filho, diretor de comunicação e responsabilidade social da CCR; Raimundo Godoy, presidente executivo do Instituto Aquila; Cezar Miola, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil; além de autoridades, prefeitos, secretários e assessores das cidades classificadas. “O Grupo Bandeirantes quer abrir mais a sua grade para tratar dos casos locais, buscar boas ideias e colocá-las no ar para que sirvam de inspiração para outros gestores. Queremos que esse prêmio se amplie e que envolva cada vez mais pessoas”, destacou João Saad na abertura do evento. Assista aqui à premiação na íntegra.

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

 Raimundo Godoy fez questão de reforçar a importância do prêmio. “Nossa plataforma, nos últimos 12 meses, recebeu 250 mil acessos e cerca de 25 mil usuários constantes. O projeto Band é escalável e aberto a todos. Com muita humildade, esforço e trabalho, esse é o nosso legado: a busca pela construção de um país melhor e inclusivo para todos”.


Todos os municípios, inscritos automaticamente, foram agrupados em três categorias de acordo com o porte da população local: menor que 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. A premiação elegeu as três melhores cidades do país em cada pilar – Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública – considerando o grupo populacional.

Veja também

Conheça os vencedores:

Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

 ·       Menor que 30 mil habitantes: Paraíso do Norte (PR)

·       Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Videira (SC)

.       Acima de 100 mil habitantes: Indaiatuba (SP)

 Educação

·        Menor que 30 mil habitantes: Catunda (CE)

·        Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pomerode (SC)

·       Acima de 100 mil habitantes: Sobral (CE)

 Saúde e Bem-Estar

 

·        Menor que 30 mil habitantes: Peritiba (SC)

·        Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Diamantina (MG)

.       Acima de 100 mil habitantes: Sobral (CE)

Infraestrutura e Mobilidade Urbana

 

·        Menor que 30 mil habitantes: São Sebastião da Grama (SP)

·        Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pato Branco (PR)

.       Acima de 100 mil habitantes: Niterói (RJ)

 Sustentabilidade

·        Menor que 30 mil habitantes: Santa Terezinha de Itaipu (PR)

·        Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Igrejinha (RS)

.       Acima de 100 mil habitantes: Balneário Camboriú (SC)

Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

·        Menor que 30 mil habitantes: Barra Funda (RS)

·        Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Timbó (SC)

.       Acima de 100 mil habitantes: Santana de Parnaíba (SP)

IGMA Geral – Cidade Excelente

Além dos ganhadores mencionados acima, houve ainda uma premiação aos cinco municípios que tiveram um conjunto de iniciativas mais interessantes dentro de cinco grupos populacionais, equilibrando todos os pilares. Curitiba (PR) venceu na categoria capitais; Peritiba (SC) foi a campeã na categoria menor que 30 mil habitantes; Timbó (SC) levou o prêmio na categoria entre 30 mil e 100 mil; Indaiatuba (SP) foi a vencedora na categoria entre 100 mil e 500 mil habitantes; e Sorocaba (SP) faturou o prêmio na categoria acima de 500 mil habitantes.

Os mais de 500 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. A premiação contou ainda com auditoria externa feita pela empresa BDO Brazil.

🚨 Davi com outra perde marca de 10 mi + Tadeu Schmidt anuncia 'desligamento' + Ana Maria tem novo programa     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA