COMO ASSIM?

Fim do sinal: Decreto bomba atinge Globo, Record e Band em cheio e substituição é convocada às pressas


Entenda situação das emissoras de TV (Foto: Divulgação)

Troca do sinal analógico pelo digital ganhou novo prazo, mas municípios devem se preparar para nova data limite

Globo, Record e Band, que são alguns dos principais canais da televisão aberta, estão em uma verdadeira sinuca de bico em certas regiões. Isso porque uma substituição vem atingindo em cheio as populações e, consequentemente, a audiência.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Desde 2007, a TV digital foi implantada no Brasil, mas, apesar de tanto tempo da mudança, não foram todos os municípios que se adequaram dentro do prazo estipulado. Antes da virada para 2024, mais uma vez, o fim do sinal analógico foi prorrogado.

Globo
Líder de audiência no Brasil, a Globo é o segundo maior canal de TV do mundo (Foto: Divulgação)

Em nota, o Governo Federal anunciou que o Ministério das Comunicações estendeu a data de encerramento das transmissões analógicas, abertas em 1.005 cidades, para junho de 2025. Isso foi feito especialmente para que a população não fique sem televisão.

Segundo o G1, a antena parabólica precisa ser trocada pela digital o quanto antes. Kits com os equipamentos de substituição estão sendo disponibilizados gratuitamente para famílias beneficiárias de programas sociais, que estejam com os dados registrados no CadÚnico.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Globo, Record, Band
Ministério das Comunicações adiou o encerramento do sinal analógico para junho de 2025 (Foto: Divulgação)

Qual a diferença da TV analógica para a digital?

O sinal analógico já faz parte do passado. E isso, claro, pode ser notado também através da qualidade de exibição das emissoras, como Globo, Record e Band, que trabalham em cima da digitalização, oferecendo uma imagem totalmente diferenciada da antecessora.

Veja também

De forma mais clara, a transmissão analógica utilizava ondas eletromagnéticas contínuas, enquanto a digital usa uma corrente de bits, em códigos binários, vista também na linguagem digital de PCs, CDs, DVDs e celulares, transformando sons e cores em bits.

🚨 ESCÂNDALO: Atriz casada pegando Zé de Abreu + Flagra de sexo no SBT acaba em demissão + Buda vai ser pai?         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br