Êta Mundo Bom Globo Novelas

Êta Mundo Bom está de volta a Globo como substituta de Avenida Brasil; descubra sua história

Êta Mundo Bom foi trocada por Avenida Brasil (Foto: Divulgação/TV Globo)
Êta Mundo Bom é substituta de Avenida Brasil (Foto: Divulgação/TV Globo)

Descubra toda a trama cativante de Êta Mundo Bom que tem o resgate das novelas de épocas caipiras

Êta Mundo Bom começa sua história nos anos 20. Anastácia (Nathalia Dill/Eliane Giardini) engravidou de Candinho (Sergio Guizé) sem ser casada, mas conseguiu esconder a gravidez do pai, o Barão de Goytacazes (Celso Frateschi), com a ajuda da mãe, a Baronesa de Goytacazes (Natália do Vale).

No dia do nascimento do filho, o Barão descobriu a farsa e mandou o capataz jogar o bebê do penhasco. No entanto, a mucama da casa impediu o crime e colocou a criança dentro de um cesto no rio.

A correnteza do rio levou Candinho para a Fazenda Dom Pedro II, onde ele foi criado. Antes de ter o filho arrancado dos braços, Anastácia colocou um medalhão de ouro com a foto dela no pescoço do bebê. Após ser separada do recém-nascido, Anastácia se mudou para a cidade, casou-se e perdeu os pais.

ÊTA MUNDO BOM ENTÃO ENTRA NA SEGUNDA FASE NOS ANOS 40

Candinho (Sérgio Guizé) trabalhava na Fazenda Dom Pedro II antes de ser expulso por Cunegundes (Elizabeth Savalla). O caipira cuidava dos animais, servia a mesa e morava no barraco do lado de fora da casa principal. Ao deixar o local com o burro Policarpo, ele sai em busca da mãe biológica na capital de São Paulo.

Lá, conhece Pirulito (JP Rufino), um menino de rua que passa a ensiná-lo a se virar na cidade. Com o pouco dinheiro que ganhou dos amigos da fazenda, Candinho aluga um quarto na pensão de Camélia (Ana Lúcia Torre) e chama Pirulito para morar com ele. Mas o dinheiro acaba e Camélia fica com Policarpo como garantia de pagamento.

Na esperança de reaver o burro, Candinho reencontra Pancrácio (Marco Nanini), que vive disfarçado e pedindo esmolas nas ruas. O professor acolhe Candinho e Pirulito, os dois passam a vender pipoca na praça e conseguem Policarpo de volta.

Pancracio (Marco Nanini) (Foto: Globo/João Cotta)
Marco Nanini (Foto: Globo/João Cotta)

O CORAÇÃO PARTIDO DE FILOMENA

Filomena (Débora Nascimento) sofre com a expulsão de Candinho (Sergio Guizé) e Cunegundes (Elizabeth Savalla) avisa que a filha se casará com um homem rico. Esta união seria a saída para salvar a família que está endividada e corre risco de perder a propriedade. Durante um baile em Piracema, cidade próxima da fazenda, Filomena conhece Ernesto (Eriberto Leão).

Embora seja apaixonada por Candinho, Filó é atraída pelo charme do rapaz e, ao mesmo tempo, não suporta a pressão da mãe. Com medo de se casar por obrigação com o veterinário Josias (Flavio Migliaccio), um homem bem mais velho, a moça foge com o pintor para São Paulo.

Ao chegar a capital, ela é convencida a manter relações sexuais com o amante. No dia seguinte, Ernesto avisa que não se casará e sugere que a moça trabalhe no Taxi Dancing – lugar onde os homens pagam para dançar com as mulheres.

Dona do estabelecimento, Paulina (Suely Franco) emprega Filomena, que passa a dividir um apartamento com as dançarinas Diana (Priscila Fantin) e Clarice (Marianna Armellini). Arrependida, Filó sabe que não pode mais voltar para a fazenda e aceita as ordens de Ernesto, que começa a tirar dinheiro dela sob o pretexto do futuro casamento.

Eriberto Leão e Déborah Nascimento vivem Ernesto e Filomena (Foto: TV Globo)

A BUSCA DE ANASTÁCIA POR SEU FILHO EM ÊTA MUNDO BOM

Anastácia (Eliane Giardini), mãe de Candinho (Sergio Guizé), costuma fazer promessa para encontrar o filho desaparecido. Ao ficar viúva, a dona da fábrica de sabonetes Aroma contrata o detetive Jack (Davi Lucas) por sugestão de seu advogado, Dr. Araújo (Flavio Tolezani). Anastácia não teve outros filhos e mora com os sobrinhos do ex-marido: os irmãos Sandra (Flávia Alessandra) e Celso (Rainer Cadete).

Jack consegue localizar a Fazenda Dom Pedro II, mas encontrar Candinho será um desafio. De olho na herança da tia, Sandra e Celso vão atrapalhar o trabalho do detetive. Ambos ainda ganham um aliado na empreitada: Ernesto (Eriberto Leão). A loira conhece o malandro na loja de tecidos de Severo (Tarcísio Filho) e os dois começam uma parceria romântica e perigosa.

Atriz viveu Anastácia (Foto: Divulgação)

Enquanto isso, mesmo sem saber o paradeiro do outro, o destino se encarrega de unir Candinho (Sergio Guizé) e Filomena (Débora Nascimento). Por coincidência, o vendedor de pipocas vê a amada produzida e descobre que ela trabalha no Dancing. O reencontro dos dois irrita Ernesto, que impede a reaproximação entre eles.

Barracos, traição e muita fofoca ao vivo no canal do TV FOCO no YOUTUBE. INSCREVA-SE

Sobre o autor

Thais Teles

Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas alá Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas.