BOMBA

Dívida de R$ 675 milhões: A falência de varejista gigante queridinha dos shoppings e grande rival da Americanas


Varejista gigante, rival das Lojas Americanas, teve a falência decretada (Foto: Reprodução/ Internet)

Varejista gigante, rival das Lojas Americanas, fechou as portas no Brasil

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de um grande empreendimento. Nessa matéria, por exemplo, trataremos da falência de uma grande varejista queridinha dos shoppings e rival das Lojas Americanas. A empresa em questão teve o fim decretado em outubro de 2023.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, estamos falando a respeito da falência da livraria Saraiva, que foi decretado pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital no dia 6 de outubro de 2023. De acordo com informações do G1, o pedido foi feito pela própria empresa dentro do processo de recuperação judicial, em razão de dívida de R$ 675 milhões.

Falência
A livraria Saraiva teve falência decretada pela Justiça (Foto: Divulgação/Internet)

Em sua decisão, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho indicou que foi descumprido o plano de recuperação judicial e determinou a suspensão de ações e execuções contra a empresa, além da apresentação da relação de credores. O fato é que a rival das Lojas Americanas estava lutando contra a falência desde 2018 e vivia uma situação delicada.

“Embora formulado o pedido de autofalência, com a alegada presentação de documentos exigidos pelo artigo 105, da Lei 11.101/2005 e o cumprimento dos demais requisitos legais, nos autos já há notícia de descumprimento do plano, o que determina, independentemente da vontade das devedoras, por força do artigo 73, IV, a convolação da recuperação em falência”, decidiu o juiz.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A falência da Saraiva, sucesso nos shoppings (Foto: Divulgação)
A falência da Saraiva, sucesso nos shoppings (Foto: Divulgação)

Diante dessa triste situação, a empresa oficialmente deixa de existir e seus bens passaram a integrar a massa falida, cuja qual será gerida por um administrador judicial que, deverá colocar os bens em leilões. Segundo as informações que constam dos documentos da recuperação judicial da livraria Saraiva, a companhia já não possuía, mas nenhum imóvel.

Veja também

Americanas - Foto: Internet
Americanas – Foto: Internet

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.