LAMENTÁVEL

Dívidas, greve dos funcionários e falência: O fim devastador de 4 emissoras de televisão no Brasil


Canal de TV tem triste fim (Foto: Montagem, TV Foco)

O fim devastador de 4 grandes emissoras de TV no Brasil

O mercado televisivo está em ascensão e, sem sombra de dúvidas, é um dos mais rentáveis da atualidade. Mas, por conta da alta competitividade, a disputa entre as emissoras tem ficado cada vez acirrada e gerado deslanches e até falências.

Dessa forma, nesta matéria falaremos a respeito da falência de 4 emissoras de televisão. Aliás, elas tiveram o fim decretado por diferentes motivos, desde uma censura imposta pela ditadura militar, assim como uma dívida bilionária que se arrasta até hoje. Confira a seguir quais são essas emissoras que saíram do ar:

1 – TV Tupi

A primeira emissora que estamos nos referindo é a TV Tupi. Ela entrou no ar entre as décadas de 40 e 50. Segundo informações do portal ‘O Canal’, a emissora encerrou suas atividades no Brasil em 1980. Na época, após problemas administrativos e financeiros, a emissora foi impedida de renovar suas concessões e seu sinal foi encerrado em 18 de julho.

Em seus últimos momentos no ar, alguns funcionários da emissora iniciaram uma greve, mostrando não aceitarem o fim da concessão. Durante as últimas horas, cinco apresentadores se revezaram no ar em clima de despedida.
TV Tupi foi a emissora que teve a falência decretada (Foto: Reprodução/ Internet)
TV Tupi foi a emissora que teve a falência decretada (Foto: Reprodução/ Internet)

2 – Rede Manchete

Outra emissora que decretou falência foi a Rede Manchete. Emissora que possuía uma vasta programação em todos os dias da semana. Indo de grandes jornais a novelas e programas de auditório, o canal foi um dos queridinhos do público nos anos 90.

A emissora chegou ao fim em 10 de maio de 1999, devido à grande crise nacional, aliada à instabilidade financeira. Entretanto, a emissora segue viva por conta de uma dívida bilionária. Que segundo o Notícias da TV, nos últimos quatro anos, com a alta do dólar e o aumento da taxa de juros no Brasil, o valor dobrou e ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão.

Veja também

Emissora Rede Manchete teve fim em 1999 (Foto: Divulgação/Rede Manchete)
Emissora Rede Manchete teve fim em 1999 (Foto: Divulgação/Rede Manchete)

3 – MTV Brasil

A MTV Brasil foi ao ar entre as décadas de 90 e dos anos 2000. A emissora enfrentou diversos problemas e encerrou suas atividades em 30 de setembro de 2013. Entretanto, alguns anos depois surgiu novamente, porém na TV fechada, e completamente diferente da antiga MTV.

Canal queridinho dos jovens saiu do ar (Foto: Divulgação/MTV Brasil)
Canal queridinho dos jovens saiu do ar (Foto: Divulgação/MTV Brasil)

4 – Fox Kids

A Fox Kids foi uma das maiores emissoras destinadas ao público infantil na década de 90, sendo a principal concorrente da Cartoon Network no Brasil. E mesmo sendo uma das maiores audiências da TV Fechada, a Fox Kids chegou ao fim em 2004 no Brasil. Devido a uma estratégia da Disney, para o lançamento de um novo canal no país.

Fox Kids chegou ao fim em 2004 no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Fox Kids chegou ao fim em 2004 no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Qual outra emissora declarou falência?

Além das mencionadas, quem também fechou as portas foi a TV Excelsior, considerada uma das primeiras emissoras do Brasil. Ela ficou no ar de 1960 a 1970 e foi a primeira rede no Brasil a tentar a transmissão em cores, no ano de 1963, durante o programa Moacyr Franco Show.

Alguns de seus programas lançaram grandes estrelas, como Elis Regina e Gilberto Gil (nos programas Show Dois da Bossa e O Brasil Canta no Rio), Didi (Renato Aragão) e Dedé Santana. A emissora sofreu com a censura e as pressões da ditadura militar e fechou em 1970.

🚨 Para derrubar Juliette? Bacci dá notícia absurda de Davi + TV expõe dossiê chocante contra Mani    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]