Destaque Em Destaque

Do fracasso ao sucesso. Confira 5 autores que já salvaram a audiência das novelas

Globo aposta alto em João Emanuel Carneiro (Foto:Divulgação)
Globo aposta alto em João Emanuel Carneiro (Foto:Divulgação)9

Amanhã estreia a novela “A Regra do Jogo”, de João Emanuel Carneiro, que já começa com duas missões, aumentar a audiência do horário e superar a expectativa do público, que espera uma história tão envolvente quanto seu último sucesso, “Avenida Brasil”. Não é a primeira vez que um autor tem a tarefa de salvar a audiência de uma faixa de novelas, por isso o TV Foco listou 5 autores que deram a volta por cima e fizeram suas respectivas emissoras respirarem aliviada após forte rejeição do público. Confira:

Vívian de Oliveira

Vivian de Oliveira é conhecida por adaptar textos bíblicos (Divulgação/R7)
Vivian de Oliveira é conhecida por adaptar textos bíblicos
(Divulgação/R7)

No ar atualmente com “Os Dez Mandamentos”, a autora fez um verdadeiro milagre ao pegar uma história da bíblia e esticar para cerca de 170 capítulos. Para isso, Vívian criou novos personagens, inventou histórias paralelas e com isso tem conseguido conquistar o público. A autora fez a audiência das novelas triplicar, e fez números que há anos marcavam em torno de 5 pontos crescer para mais de 15, um verdadeiro sucesso que hoje recebe o título de maior audiência fora da Globo.

Walcyr Carrasco

Walcyr Carrasco (Foto: Divulgação)
Walcyr Carrasco (Foto: Divulgação)

Em 2005, a Globo enfrentava uma situação nem um pouco confortável, a novela “Como uma Onda” quebrou o ritmo de boa audiência que o horário das 18h vinha marcando com “Chocolate com Pimenta” e “Cabocla”, e ficou abaixo da meta que na época era de 30 pontos. Com a faixa das seis prejudicada, Walcyr escreveu “Alma Gêmea” que até hoje é considerada um dos maiores sucesso não só do horário,  mas também da Globo. A novela fechou com 39 pontos de média geral, 9 a mais que a meta, e 11 a mais que a antecessora.

Íris Abravanel

Íris Abravanel (Foto: Lourival Ribeiro/ SBT)
Íris Abravanel
(Foto: Lourival Ribeiro/ SBT)

O SBT vivia momentos difíceis com sua teledramaturgia. Nada que a emissora colocava no ar dava certo, Íris escrevia novelas que não tinha repercussão e muito menos audiência. Foi quando a emissora resolveu apostar no gênero infantil, e a mulher de Silvio escreveu o remake de “Carrossel”. A audiência superou até os mais otimistas e fez a audiência mais que dobrar, a trama alcançava mais de 12 pontos e chegava na barreira dos 15 com certa facilidade, se tornando um fenômeno comercial. Atualmente a novela está sendo reprisada e por vezes alcança números maiores que a exibição original.

Manoel Carlos

Manoel Carlos é autor de "Em Família"
Manoel Carlos é autor de “Em Família”

O horário das nove que era apelidado de novelas das oito, já passou por momentos ruins. Em 2002, a Globo esperava ansiosamente pelo fim de “Esperança”, que marcava números bem diferentes dos que era comum naquela faixa. Na época, a trama fechou com apenas 38 pontos e não manteve os bons índices do fenômeno “O Clone” que antecedeu o fracasso. Foi quando Manoel Carlos conseguiu inverter a situação com “Mulheres Apaixonadas” que subiu os números para 47 de média geral e mais de 60 no capítulo final.

João Emanuel Carneiro

João Emanuel Carneiro (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
João Emanuel Carneiro
(Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Considerado por muitos como melhor autor da atualidade, JEC enfrentará a partir de amanhã situação semelhante ao que passou em 2006, quando pegou a faixa das sete prejudicada pelo fiasco que foi “Bang Bang”. O autor teve grande habilidade ao reverter os números com “Cobras e Lagartos” que cresceu 11 pontos a mais que a antecessora e fechou com 38 pontos de média geral, e quase alcançou 50 pontos nos capítulos finais. Agora resta saber se JEC terá a mesma habilidade e fazer a Globo sorrir novamente na faixa das nove ao lançar para o público “A Regra do Jogo”.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA