Fim de serviço vital no Metrô do Rio de Janeiro afeta passageiros em 2025
O transporte público — como ônibus, metrôs e trens — é uma peça-chave na mobilidade urbana do Brasil, especialmente em grandes centros como o Rio de Janeiro.
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No entanto, uma notícia desagradável abalou os cariocas: a confirmação do encerrado um serviço essencial no Metrô do Rio de Janeiro, fato que deixou muitos cariocas aos prantos.
Nesta sexta-feira, 11 de abril, explicamos em detalhes o que motivou o fim desse serviço, que foi desativado ainda em 2024, mas que ainda afeta a população em 2025.
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Mas, afinal, o que aconteceu?
Primeiramente, desde o dia 27 de julho de 2024, o serviço Metrô na Superfície foi descontinuado, de acordo com apurações do TV Foco e informações do portal G1.
Essa modalidade fazia a ligação entre as estações Botafogo e Antero de Quental (Leblon) até a região da Gávea.
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Criado em 2002, o Metrô na Superfície utilizava ônibus integrados ao sistema de metrô.
De acordo com o decreto, a decisão do encerramento foi tomada pela concessionária, embora o prefeito Eduardo Paes tenha sido informado da medida.
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Mas, é importante ressaltar que Eduardo Paes não teve participação direta na decisão de encerrar o Metrô na Superfície.
Novo modelo de integração
Em substituição ao serviço extinto, foi implementado um novo modelo de integração entre o metrô e seis linhas de ônibus municipais, partindo das mesmas estações: Botafogo e Antero de Quental.
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Os passageiros que utilizarem esse novo sistema pagarão a tarifa do metrô (R$ 7,50), com direito a utilizar o metrô e uma das linhas de ônibus integradas.
Como funciona a nova integração
O MetrôRio irá subsidiar parcialmente essa nova integração, para compensar o fim do Metrô na Superfície.
Para garantir o benefício da tarifa integrada, o passageiro deve realizar o primeiro embarque nos ônibus e, em até duas horas, efetuar o segundo embarque em uma das estações mencionadas (Botafogo ou Antero de Quental/Leblon).
Novidades no Metrô
De acordo com a MetrôRio, a nova integração representa um ganho de escala: haverá cinco vezes mais ônibus disponíveis.
Além disso, os passageiros terão novas opções de trajeto. As linhas que fazem parte do novo sistema são:
- 539 (Rocinha x Leme)
- 309 (Central x Terminal Alvorada)
- 538 (Leme x Rocinha)
- 548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada)
- 583 (Cosme Velho x Leblon)
- 584 (Cosme Velho x Leblon)
Considerações finais
Em suma, desde julho de 2024 os cariocas não contam mais com o serviço Metrô na Superfície.
Veja mais informações do transporte público clicando aqui.
Quanto custa a passagem do metrô no Rio?
Por fim, há mais uma atualização importante: a partir deste sábado (12 de abril de 2025), o valor da passagem do MetrôRio subirá de R$ 7,50 para R$ 7,90.
Com o reajuste, o metrô passa a ser oficialmente o meio de transporte mais caro do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o portal G1.