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Eduardo Paes ciente: Fim de serviço vital no Metrô do RJ deixa cariocas aos prantos em 2025

Eduardo Paes e Linha 2 do Metrô (Fotos: Reproduções / Marcos Serra Lima/G1/ MetrôRio)

Eduardo Paes e Linha 2 do Metrô (Fotos: Reproduções / Marcos Serra Lima/G1/ MetrôRio)

Fim de serviço vital no Metrô do Rio de Janeiro afeta passageiros em 2025

O transporte público — como ônibus, metrôs e trens — é uma peça-chave na mobilidade urbana do Brasil, especialmente em grandes centros como o Rio de Janeiro.

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No entanto, uma notícia desagradável abalou os cariocas: a confirmação do encerrado um serviço essencial no Metrô do Rio de Janeiro, fato que deixou muitos cariocas aos prantos.

Nesta sexta-feira, 11 de abril, explicamos em detalhes o que motivou o fim desse serviço, que foi desativado ainda em 2024, mas que ainda afeta a população em 2025.

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Mas, afinal, o que aconteceu?

Primeiramente, desde o dia 27 de julho de 2024, o serviço Metrô na Superfície foi descontinuado, de acordo com apurações do TV Foco e informações do portal G1.

Essa modalidade fazia a ligação entre as estações Botafogo e Antero de Quental (Leblon) até a região da Gávea.

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Criado em 2002, o Metrô na Superfície utilizava ônibus integrados ao sistema de metrô.

De acordo com o decreto, a decisão do encerramento foi tomada pela concessionária, embora o prefeito Eduardo Paes tenha sido informado da medida.

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Mas, é importante ressaltar que Eduardo Paes não teve participação direta na decisão de encerrar o Metrô na Superfície.

Novo modelo de integração

Em substituição ao serviço extinto, foi implementado um novo modelo de integração entre o metrô e seis linhas de ônibus municipais, partindo das mesmas estações: Botafogo e Antero de Quental.

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Os passageiros que utilizarem esse novo sistema pagarão a tarifa do metrô (R$ 7,50), com direito a utilizar o metrô e uma das linhas de ônibus integradas.

Como funciona a nova integração

O MetrôRio irá subsidiar parcialmente essa nova integração, para compensar o fim do Metrô na Superfície.

Para garantir o benefício da tarifa integrada, o passageiro deve realizar o primeiro embarque nos ônibus e, em até duas horas, efetuar o segundo embarque em uma das estações mencionadas (Botafogo ou Antero de Quental/Leblon).

Eduardo Paes (Foto Reprodução/Tomaz Silva/Agência Brasil)

Novidades no Metrô

De acordo com a MetrôRio, a nova integração representa um ganho de escala: haverá cinco vezes mais ônibus disponíveis.

Além disso, os passageiros terão novas opções de trajeto. As linhas que fazem parte do novo sistema são:

Integração metrô e ônibus (Foto: Reprodução / Globo)

Considerações finais

Em suma, desde julho de 2024 os cariocas não contam mais com o serviço Metrô na Superfície.

Veja mais informações do transporte público clicando aqui.

Quanto custa a passagem do metrô no Rio?

Por fim, há mais uma atualização importante: a partir deste sábado (12 de abril de 2025), o valor da passagem do MetrôRio subirá de R$ 7,50 para R$ 7,90.

Com o reajuste, o metrô passa a ser oficialmente o meio de transporte mais caro do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o portal G1.

Ilustração metrô (Foto: Reprodução / Canva)

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

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