Audiência Audiência da TV Destaque Notícias da Televisão Novelas Pantanal

Em 1990, “Pantanal” incomodou a Globo mais que “Os Dez Mandamentos”

Cristina Oliveira em cena da novela "Pantanal", da extinta TV Manchete (Foto: Divulgação)
Cristina Oliveira em cena da novela “Pantanal”, da extinta TV Manchete
(Foto: Divulgação)

Maior sucesso da dramaturgia da Record, “Os Dez Mandamentos” vem conquistando altos índices de audiência e tem vencido a Globo com frequência, registrando vitórias históricas em sua reta final. No entanto, o desempenho é diferente da década de 90, quando “Pantanal”, da extinta TV Manchete, batia a Globo.

Contra “Os Dez Mandamentos”, de 23 de março até 10 de outubro, a Globo venceu o confronto direto na Grande São Paulo em 95% dos dias. Já “Pantanal”, de Benedito Ruy Barbosa, ganhou em 54% dos dias de embate – de 26 de março a 11 de dezembro de 1990 – , enquanto no Rio de Janeiro, a Manchete ganhou em 71% dos dias.

Na média geral, na faixa de confronto da Record com o “Jornal Nacional” e a novela das nove, a Globo tem 23.0 pontos de média na Grande São Paulo, contra 16.0 da Record – cada ponto equivale a 67 mil domicílios. Na década de 90, a Globo, com “Rainha da Sucata” e “Araponga”, a emissora carioca registrou média geral de 27.0 pontos, e a Manchete, com “Pantanal”, ficou com 26.0 – cada ponto equivalia a 40 mil casas. É o que informa a jornalista Lígia Mesquita, da Folha de SP.

Curiosamente, o principal incomodo da Globo em 1990, “Pantanal”, foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, autor que agora foi escalado para reverter a má fase do horário das 21h com uma trama rural que se passa às margens do Rio São Francisco.

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vitor