Em 1993, Tim Maia fura com Faustão, é vetado da Globo e comunicado de chefão da emissora vem à tona
Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
Tim Maia no Domingão do Faustão, da Globo, em 1989. (Foto: Reprodução)
Um dos maiores músicos brasileiros da história, Tim Maia já entrou em pé de guerra com a Globo nos anos 1990
Em 15 de março de 2018, completou-se 20 anos da morte de Tim Maia, um dos músicos brasileiros mais prestigiados da história. E no início daquele mês, a Globo preparou uma homenagem especial ao cantor, com uma matéria e um musical no Fantástico.
Quem viu aquela homenagem, mal pode imaginar que a relação entre Tim e a Globo já foi bastante conturbada, especialmente no início dos anos 1990, quando o cantor chegou a ser proibido de pisar na emissora carioca.
Apesar do grande talento nos palcos, Tim Maia era conhecido por seu gênio forte, e viveu alguns momentos conturbados em sua carreira, quando chegou a furar com contratantes e faltar shows, até mesmo em virtude de seus problemas com drogas. E um dos furos mais marcantes do cantor ocorreu justamente com a Globo.
+ Segredo revelado: saiba por que Hebe Camargo nunca foi contratada pela Globo
Leia também
Em 20 junho de 1993, o Domingão do Faustão anunciava Tim Maia como uma das principais atrações do programa. Porém, o cantor pegou a todos de surpresa e, sem justificativas, não deu as caras no dominical, algo que revoltou o canal.
Quatro dias após o ocorrido, a Globo tomou uma atitude radical. Chefão da emissora na época, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, escreveu um memorando, endereçado aos diretores Roberto Talma, Mário Lúcio Vaz, Walter Lacet e Mariozinho Rocha, informando que Tim estava proibido de participar de qualquer programa da emissora a partir daquele momento.
“Tendo em vista o comportamento reincidente do cantor Tim Maia, como está registrado no relatório anexado do Sr. D. Costa [Deto Costa, então diretor do Domingão do Faustão], informamos que está proibida, até segunda ordem, a sua presença em qualquer programa da Rede Globo”, dizia o memorando, que chegou a ser revelado pela jornalista Cristina Padiglione no Jornal da Tarde na época.
Cantor era conhecido por seu temperamento forte. (Foto: Divulgação)
Padiglione procurou Tim Maia, e após muita insistência, conseguiu falar com o cantor por telefone e compartilhar a sua versão do caso na mesma publicação. Tim, no entanto, colocou mais lenha na fogueira ao soltar o verbo contra a Globo e o próprio Boni.
“Eu sabia! Inclusive, eles pararam de tocar a minha música [Essa Tal Felicidade] na novela [Renascer]. Eu vou ligar pra Som Livre [gravadora da Globo e de Tim], vou acionar o meu advogado, vou acionar esse Boni, que eu não preciso dele, nem da Globo”, afirmou.
+ Em 2006, Globo apela e escandaliza público com Ana Paula Arósio nua e relato sexual de mulher em novela
Tim Maia afirmou que estava “hipercansado” após a realização de um show, e que por isso não apareceu no Domingão. O cantor ainda sugeriu que, por não ter contrato com a emissora, não tinha a obrigação de comparecer ao programa.
“Faz cinco anos que eles me boicotam”, acusou o músico. “Eu fui ao programa da Xuxa. Esse Boni, alguém tem que acabar com ele”, disparou.
+ Por que Éramos Seis fracassa na Globo e ainda não repete sucesso da versão do SBT?
Mais de vinte anos após o ocorrido, Boni finalmente quebrou o silêncio e falou sobre esse veto de Tim Maia na Globo. O ex-diretor, no entanto, garantiu que não tinha problemas pessoais com o cantor, e que as restrições com ele sempre ficaram no campo profissional.
Boni assinou memorando proibindo Tim Maia na Globo. (Foto: Divulgação)
“Já havia uma determinação anterior proibindo o Tim de ser chamado para programas ao vivo. O curioso é que nem quando era gravado ele vinha. Mas os músicos cobravam da Globo e éramos obrigados a pagá-los. Isso gerou esse memorando. Pessoalmente, nunca houve problemas da minha parte. Somente uma atitude profissional. Depois nos falamos e até marcamos um almoço. Mas ele, como sempre, não veio”, declarou Boni, também em entrevista à jornalista Cristina Padiglione.
“As ligações com Tim Maia eram excelentes. Ele compôs e gravou a canção João Coragem para a novela Irmãos Coragem, que praticamente o lançou na televisão em 70, quando voltou dos Estados Unidos. Lançou várias canções na Som Livre e teve várias canções em novelas”, disse o direitor.
+ Éramos Seis, Carrossel ou Chiquititas? Descubra qual é a melhor novela da história do SBT
“Foi no Fantástico que lançou seu disco Racional e onde deu sua primeira entrevista sobre o Universo em Desencanto. Depois começou a faltar e isso colocava a emissora em descrédito porque parecia que as chamadas anunciavam o que a emissora não tinha. Passamos a cortá-lo dos programas ao vivo e depois dos gravados. Uma reaproximação foi tentada pelo Chico Recarey, sem sucesso”, finalizou.
+ Ninguém quer? Por que o BBB com famosos pode se tornar um dos maiores fiascos da Globo
Em 1998, poucos dias antes da sua morte, Tim Maia até chegou a realizar um show que seria exibido pelo Multishow, canal pago que pertence ao Grupo Globo, mas acabou passando mal e abandonou a apresentação. Apesar disso, a relação do cantor com a Globo permaneceu conturbada até os seus últimos dias de vida.
Porém, o prestígio e a reverência do público à carreira artística de Tim Maia fizeram com que a Globo, aos poucos, deixasse os ressentimentos de lado, e com o tempo também passasse a exaltar uma figura que, apesar das polêmicas, se eternizou e entrou para a história da música brasileira.