Falência decretada: Empresa brasileira de transporte não suporta a crise e fecha as portas em 2024


Empresa de transportes decreta falência no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Empresa de transporte encerrou as atividades no Brasil

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de uma grande negócio. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a falência de uma empresa do setor de transportes, que acabou sucumbindo a crise financeira.

Acontece que a pandemia da Covid-19 acabou contribuindo para a falência de uma mega empresa de transportes brasileira. Para quem não sabe, estamos falando da Vela, conhecida por fabricar bicicletas elétricas com design clássico. A notícia foi confirmada em janeiro deste ano.

De acordo com informações do portal Exame, a Vela declarou falência no dia 19 de janeiro e anunciou o encerramento de suas operações. Vale lembrar que o fim repentino da empresa pegou todo mundo de surpresa, mas tem uma explicação e foi atribuída a atual situação desse tipo de negócio.

Vela foi a empresa de bikes que declarou falência (Foto: Reprodução/ Internet)
Vela foi a empresa de bikes que declarou falência (Foto: Reprodução/ Internet)

O enfraquecimento do mercado de mobilidade urbana no Brasil seria a causadora da crise financeira. Aliás, a empresa teve um início promissor no país. Logo de cara, a Vela experimentou um crescimento expressivo ao longo de seis anos, principalmente no estado de São Paulo.


A marca vendeu cerca de 5 mil unidades no período em que atuou. A empresa chegou a emitir uma nota para falar sobre o fim definitivo. Eles afirmaram que os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 impactaram profundamente suas operações, resultando nas quedas das vendas.

Veja também

Vela foi a empresa de bicicleta que decretou falência (Foto: Reprodução/ Internet)
Vela foi a empresa de bicicleta que decretou falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Nem mesmo a expansão para os Estados Unidos foi suficiente para aplacar as incertezas dos investidores, que aplicaram recursos significativos entre 2016 e 2018. A pressão por parte desses investidores culminou em uma decisão judicial em novembro de 2023, favorável à recuperação do capital.

A Vela informou que a elevada carga tributária enfrentada pelo setor de mobilidade elétrica no Brasil também pesou sobre a operação. Eles chegaram a cogitar transferir sua produção para a Zona Franca de Manaus, um projeto aprovado em 2023, mas a ideia não foi para frente.

Qual a diferença entre recuperação judicial e falência?

A recuperação judicial é a reorganização financeira da empresa que esteja passando por uma crise, mas que ainda tem condições de se manter em funcionamento. Já a falência é a sua liquidação.

🚨 Record coloca GLOBAL no lugar de Faro + Davi roubado + Câncer no cérebro de Ana Maria exposto    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA