Especial 86 anos: Confira 8 programas lançados por Silvio Santos que entraram para a história


Silvio Santos (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)
Silvio Santos (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)
Silvio Santos atualmente em seu programa no SBT
(Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Ao longo de seus 86 anos de vida, Silvio Santos dedicou 60 deles para a televisão, onde lançou programas que marcaram época na televisão brasileira.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Realities, game shows, programas de namoro, show de talentos. Silvio Santos já apresentou mais de 115 atrações diferentes – um recorde. Outro recorde do apresentador, é o “Programa Silvio Santos”, que é a atração mais longeva da TV mundial, com 53 anos de existência Confira a seguir, oito programas lançados pelo dono do SBT que marcaram época.

Casa dos Artistas

Foto: Divulgação
Silvio Santos no comando de “A Casa dos Artistas” (Foto: Divulgação)

A “Casa dos Artistas” foi um reality show lançado secretamente por Silvio Santos em 2001, composto por um grupo de famosos disputando o prêmio principal. A final da primeira temporada, exibida em 16 de dezembro de 2001, rendeu a maior audiência da história do SBT, com média de 47 pontos e picos de 55, contra 18 pontos da Globo. A atração contou com quatro temporadas e saiu do ar em 2004, após enfrentar processos movidos pela Endemol, detentora do formato do “Big Brother Brasil”, que acusou o SBT de plágio.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Em Nome do Amor

Veja também

Silvio Santos no programa "Em Nome do Amor" (Foto: Divulgação/SBT)
Silvio Santos no programa “Em Nome do Amor”
(Foto: Divulgação/SBT)

No ar de 1994 a 2000, “Em Nome do Amor” era uma das atrações do “Programa Silvio Santos” e é considerado um dos programas de maior audiência apresentados por Silvio Santos.

A atração era constituída por duas atrações principais, em uma delas um admirador secreto se declarava para seu afeto em rede nacional. O programa ficou famoso pela pergunta de Silvio Santos: “É namoro ou amizade?”. A pergunta era feita aos casais depois de uma breve dança, normalmente embalada ao som de Julio Iglesias. Antes, um grupo de rapazes e moças ficavam se olhando através de binóculos azuis, depois os rapazes se dirigiam as moças e as retiravam para dançar.

Antes de fazer a famosa pergunta as moças, Silvio fazia uma breve e bem humorada entrevista aos casais. Para os casais que respondiam sim, um buquê de rosas, os moços rejeitados iam para a repescagem.

Family Feud

Silvio Santos em edição do "Family Feud" com famosos (Foto: Divulgação/SBT)
Silvio Santos em edição do “Family Feud” com famosos
(Foto: Divulgação/SBT)

O formato do programa consiste em perguntas em forma de pesquisa feitas para cem pessoas. As famílias tentam adivinhar as respostas mais votadas. No final, a família vencedora, retorna ao próximo programa.

A atração estreou em 1979 dentro do “Programa Silvio Santos” intitulada de “Jogo das Famílias”. Já nos anos 2000, era exibida de segunda a sexta-feira, às 20h no SBT. Depois, com a estreia do telejornal “SBT Brasil” (na época, com Ana Paula Padrão), foi para o horário das 19h15. Com o sucesso da novela “Rebelde”, o horário foi novamente mudado, para as 18h.

No dia 30 de dezembro de 2005, a exibição do programa foi suspensa temporariamente. O motivo foi o fim do contrato entre o SBT e o Hipermercado Extra, que patrocinava o programa. A atrção voltou a ser exibida no dia 30 de janeiro de 2006, às 22:00, mas a partir de 2 de abril de 2006, o programa passou a ser exibido somente aos domingos.

Porta da Esperança

Silvio Santos na "Porta da Esperança", em 1984 (Foto: Divulgação/ SBT)
Silvio Santos na “Porta da Esperança”, em 1984
(Foto: Divulgação/ SBT)

“Porta da Esperança” foi uma atração exibida dentro do “Programa Silvio Santos”, e ficou no ar entre 1984 e 1996.

A atração consistia na assistência aos telespectadores, sendo considerado o primeiro programa assistencialista da televisão brasileira, servindo de modelo para outros programas.

O apresentador convidava os telespectadores a enviar uma carta contando suas necessidades (como uma ferramenta de trabalho, um carro, uma casa), desejos (como uma viagem, um quimono, um instrumento musical), ou até mesmo reencontrar alguém desaparecido ou conhecer algum artista famoso. As milhares de cartas recebidas passavam por uma triagem dos produtores do programa.

Silvio Santos fazia suspense no programa, até chegar a hora onde dizia o seu clássico bordão: “Vamos abrir as portas da esperança!”.

Qual é a Música?

Silvio Santos no "Qual é a Música", em 1999 (Foto: Divulgação/ SBT)
Silvio Santos no “Qual é a Música”, em 1999
(Foto: Divulgação/ SBT)

Com estreia nos anos 1970, “Qual é a Música?” foi um programa de competição musical. A atração promove no palco uma gincana musical com a presença de três artistas no time feminino e outros três no time masculino. Ao longo do programa, ambos os trios têm de mostrar seu conhecimento musical em uma série de provas. Quando eles não sabem a música quem participa é o auditório que canta e ainda sai com um prêmio em dinheiro do programa. Como a música é uma das estrelas, o “Qual é a Música?” conta com uma orquestra ao vivo no palco com a presença do coral do SBT e de dubladores.

O programa foi retirado do ar em 2002. Voltou a ser exibido em meados de 2005, mas permaneceu por pouco tempo no ar. Em 2007, retornou nas tardes de domingo, mas chegou ao fim no ano seguinte.

Show de Calouros

show-de-variedades-3
Silvio Santos no “Show de Calouros” (Foto: Divulgação)

O “Show de Calouros” foi levado ao ar entre julho de 1977 e 1992, tornando-se uma das atrações mais longevas e importantes do “Programa Silvio Santos”.

A atração seguia o modelo básico de programas congêneres que já faziam grande sucesso no rádio e marcaram profundamente a formação artística de Silvio Santos – vários candidatos a artistas (principalmente cantores) se apresentavam para uma bancada de jurados.

Show do Milhão

Show do Milhão (Foto: Divulgação)
Silvio Santos no “Show do Milhão” (Foto: Divulgação/SBT)

O “Show do Milhão” é um formato brasileiro que se baseia em um jogo de perguntas e respostas, que concedia um prêmio máximo de um milhão de reais. A atração era exibida pelo SBT e apresentada por Silvio Santos. Alcançou grande sucesso de audiência no primeiro período em que está no ar, entre 7 de novembro de 1999 e 23 de outubro de 2003.

O programa retornou à programação do SBT no dia 8 de julho de 2009, mas não obteve o mesmo êxito de audiência das temporadas antigas e foi exibido pela última vez no dia 9 de setembro do mesmo ano e nunca mais voltou à grade da emissora.

Topa Tudo por Dinheiro

Silvio Santos no "Topa Tudo Por Dinheiro", em 1991 (Foto: Divulgação/ SBT)
Silvio Santos no “Topa Tudo Por Dinheiro”, em 1991
(Foto: Divulgação/ SBT)

A estreia do programa foi em 05 de maio de 1991 às 17h30. Em meados de setembro, começou a ser exibido entre 20h e 22h, horário até então ocupado pelo programa “Show de Calouros”. A atração mais marcante foi as câmeras escondidas ou as pegadinhas do “Topa Tudo Por Dinheiro”.

O formato do programa é de origem estrangeira, licenciado ao SBT, que precisa pagar pelo uso e seguir regras rígidas. Uma atração marcante do programa eram as câmeras escondidas ou pegadinhas.  A atração chegou ao fim em 21 de outubro de 2001, dando lugar a “Casa dos Artistas”.

🚨 Luto: Cantora e ator morrem + Bonner AMEAÇA abandonar tudo + Huck exposto com fortuna      

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.