Ex-aluno de Aguinaldo Silva fala sobre polêmica de “O Sétimo Guardião”: “mediocridade e covardia me enchem de nojo”


O autor Aguinaldo Silva durante participação no "Altas Horas" (Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)
O autor Aguinaldo Silva durante participação no "Altas Horas" (Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)
O autor Aguinaldo Silva durante participação no “Altas Horas”
(Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)

Um dos ex-alunos de Aguinaldo Silva em sua MasterClass (workshop realizado pelo novelista para formar novos autores) se pronunciou sobre a polêmica envolvendo a próxima novela das nove do autor global, “O Sétimo Guardião”.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Rafael Peixoto, que foi aluno de uma das MasterClass, saiu em defesa de Silva e classificou a atitude de outros alunos que estão acusando o novelista de plágio (saiba mais aqui) como “medíocre e covarde”. “Mediocridade e covardia me enchem de nojo. Força a toda a equipe, Francisco Patrício, Virgílio Silva, Luiz Nicolau e Julio Kadetti. Que esta sandice acabe logo e que O Sétimo Guardião possa estrear em paz”.

Em seu perfil no Facebook, o ex-aluno do workshop fez um longo relato defendendo Silva (o autor chegou a compartilhar a publicação) e seu processo de ensino na MasterClass. Confira, na íntegra, a seguir.

“Sobre a polêmica envolvendo os direitos da próxima novela do Aguinaldo Silva que deu o que falar na mídia especializada, falo como quem foi seu aluno e conhece bem o processo:

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


1. O Aguinaldo chegou com a trama da novela pronta e também as personagens. Isso lhe dá, irrevogavelmente, a autoria da trama.

Veja também

2. Ele ditava na aula a escaleta integral dos capítulos que escrevíamos. Qualquer idiota com dois neurônios sabe que quem faz a escaleta é o dono da história, esta é inclusive a regra clara da Writer’s Guild of America, a associação de roteiristas mais respeitada do mundo.

3. Eventualmente alunos colaboravam na criação de alguma personagem secundária ou aprofundava perfis das personagens que o Aguinaldo já trouxe, mas a essência das personagens e a sua função dramática ja estavam dadas.

4. Nós escrevíamos as cenas e tivemos a chance de saber como funciona realmente uma sala de roteiros de novela. Isso vale a inscrição e é raríssimo ter este grau de generosidade de um autor em todo o mundo.

5. O valor da Master pode parecer alto, mas a estrutura fornecida é incrível e cara, faço evento há vinte anos e sei disso. O lucro da operação é medíocre frente ao que Aguinaldo ganha usualmente. A Master não é uma atitude para se ganhar dinheiro, mas sim um gesto de generosidade incrível de um homem que já provou seu valor em quarenta anos de carreira e quer deixar um legado na forma de autores novos.

6. O contrato que assinamos na cessão de direitos é claríssimo. Eu transitei o meu pelo meu advogado. Alegar, posteriormente, desconhecimento do que assinou, é tacanho.

7. Não ter coragem de brigar por seus alegados direitos na justiça mas usar a imprensa marrom pra dar dor de cabeça é coisa de gente medíocre que não conseguiu seu lugar ao sol – provavelmente pela falta de talento, personalidade difícil ou uma mistura dos dois.

8. Espero que isso não desanime o Aguinaldo Silva a continuar oferecendo a nós, roteiristas, de forma absolutamente generosa, os seus vastos conhecimentos.

Mediocridade e covardia me enchem de nojo. Força a toda a equipe, Francisco Patrício, Virgílio Silva, Luiz Nicolau e Julio Kadetti. Que esta sandice acabe logo e que O Sétimo Guardião possa estrear em paz”.

🚨 Davi demascarado + Demissão urgente no SBT junto com Eliana + Belo e Gracyanne falidos     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA