vixe

Demissão em massa, crise e pedido de falência: A exigência de empresa gigante pelo seu próprio fim


Imagem de demissão / Imagem de falência - Montagem TVFOCO

A empresa gigante com exigência do seu próprio fim com falência

Nos últimos anos o Brasil e o mundo acabou sendo pego de surpresa com situações de falência de grandes empresas, em meio ao atual cenário da economia mundial.

Assim, com demissão em massa, crise e pedido de falência, nesta quinta-feira (18), vocês irão relembrar a empresa gigante que acabou exigindo seu próprio fim, pegando assim, milhares de surpresa.

Estamos falando do Grupo Mobra, uma empresa de segurança e vigilância que estava presente no mercado há mais de 43 anos. Em junho de 2023, segundo o portal Sindi Vigilantes, a empresa entrou com um pedido de autofalência e fechou suas portas. O Grupo Mobra operava no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, empregando 2,5 mil funcionários.

Para justificar sua situação, o Grupo Mobra mencionou a “concorrência desleal, com preços muito abaixo do mercado” e também os impactos causados pela pandemia, que levaram a empresa a acumular uma dívida insustentável.


“Fizemos o que era humanamente possível fazer para garantir a continuidade da empresa. Os preços praticados pelos concorrentes eram predatórios, inviabilizando a operação”, disse o sócio Antônio Carlos Coelho, em nota.

Veja também

Empresa Mobra (Foto: Reprodução, Mobra)
Empresa Mobra (Foto: Reprodução, Mobra)

Além disso, o Grupo também estava atrasando o pagamento dos salários há vários meses, o que resultou na rescisão dos contratos de trabalho. “Em mais de quatro décadas, nunca havíamos atrasado os salários. Todo nosso esforço foi pela preservação das atividades e, principalmente, dos empregos, mas chegamos a um ponto em que não havia como prosseguir”, afirmou Coelho na nota.

Mesmo estando há 43 anos no mercado, o Grupo Mobra não resistiu a crise (Reprodução: Internet)
Mesmo estando há 43 anos no mercado, a empresa não resistiu a crise (Reprodução: Internet)

Já de acordo com o escritório MSC Advogados, responsável pelo processo de autofalência, o Grupo Mobra quitou parte das dívidas trabalhistas e, com o pedido, pretendia liquidar as demais. A empresa informou uma dívida de R$ 15,08 milhões no pedido.

Quantas empresas faliram no Brasil nos últimos anos?

Segundo o Portal Correio, foram 2.153.840 de negócios extintos, o que representa um aumento 25,7% em relação a 2022, quando 1.712.993 companhias fecharam.

Microempresas e empresas de pequeno porte são as que apresentaram maior proporção, com 2.049.622 e 49.631 companhias extintas, respectivamente.

🚨 Record coloca GLOBAL no lugar de Faro + Davi roubado + Câncer no cérebro de Ana Maria exposto    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA