Agora

Agora

Intervenção do Banco Central e falência decretada: O triste dia e fim de banco gigantesco no Brasil

Banco Central comprou passivos de instituição falida (Foto: Reprodução/Freepik/Leonardo Sá/Agência Senado)

O Brasil precisou lidar com o fechamento de um dos bancos mais reconhecidos do passado, vítima de falência

Até hoje, um dos bancos mais conhecidos do Brasil é relembrado em reportagens e em relatos de pessoas mais saudosistas. Alvo de falência após acumular uma série de dívidas, a instituição fechou e teve uma intervenção do próprio Banco Central.

O Banco Nacional ficou conhecido pelos seus patrocínios. Além da histórica e marcante parceria com Ayrton Senna (1960-1994), a empresa também deu nome ao telejornal mais assistido do país: o “Jornal Nacional”, da TV Globo.

A instituição surgiu em 1944 pelos irmãos José e Waldomiro Magalhães Pinto. A estratégia da marca sempre foi investir em esportes, colocando seu símbolo no uniforme de Vasco e Fluminense nos jogos finais do Campeonato Brasileiro de futebol de 1984.

Ayrton Senna com patrocínio da marca (Foto: Reprodução/Nelson Coelho)
Ayrton Senna com patrocínio da marca (Foto: Reprodução/Nelson Coelho)

Além disso, sua ousadia fez com que a empresa, até hoje associada ao maior ídolo do automobilismo nacional, ganhasse o respeito e o carinho dos brasileiros. O problema é que a situação financeira do Banco Nacional começou a ruir, levando à falência em 1995, um ano após a morte de Ayrton Senna.

“A imagem que temos de um banco é de algo ruim, que nos cobra no final de cada mês, mas o Nacional conquistou posição interessante principalmente quando originou o nome do Jornal Nacional”, diz Marcelo Boschi, professor de branding da ESPM-RJ, de acordo com a revista Exame.

REPASSES

Com a falência, os ativos do Banco Nacional foram comprados pelo Unibanco (repassados para o Itaú anos mais tarde). Além disso, seus passivos foram repassados ao Banco Central, entretanto, o nome da marca segue firme no imaginário do público brasileiro até hoje.

Veja também

POR QUE O BANCO NACIONAL FALIU?

A instituição tinha mais dívidas do que lucros em meados dos anos 1990 e acabou sendo alvo da insolvência. Seus problemas financeiros surgiram ao 1988, mas uma “contabilidade fictícia” acabou levando a empresa à falência.

Banco Nacional batizou nome de jornal da Globo (Foto: Reprodução/YouTube)
Banco Nacional batizou nome de jornal da Globo (Foto: Reprodução/YouTube)

🚨 Mãe de Davi diz que filho está se 'segurando' para não trair a esposa no BBB24 + Gu3rra no SBT 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA