Dívida de 2 bilhões e leilão confirmado na Globo: Falência de banco rival do Itaú acaba quebrando + 2 gigantes


Uma instituição financeira gigante acabou indo à falência e teve um leilão confirmado na Globo

Um banco gigante, rival do Itaú, foi á falência e levou consigo outras duas empresas gigantes no Brasil. A instituição estava com mais de 2 bilhões de reais em dívidas e enfrentou também um leilão divulgado pela Globo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O Banco Santos foi um grande no ramo, mas lidou, ao longo de sua história, com diversos problemas que levaram ao seu fim. Tudo começou no início dos anos 2000, com seu fundador, Edemar Cid Ferreira revelou um desfalque de 2,9 bilhões de reais.

Isso fez com que cerca de 700 clientes saíssem no prejuízo, principalmente aqueles do setor corporativo. Uma das medidas tomadas, de acordo com o portal ‘O Globo’, foi de limitar os saques até no máximo 20 mil reais.

Diante desse quadro, com dívidas batendo na casa dos R$2 bilhões, o Banco Central decretou a falência do Banco Santos em 2005. Ainda segundo o ‘O Globo’, Cid Ferreira chegou a ser condenado a 21 anos de prisão por formação de quadrilha e outros crimes.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Banco Santos foi à falência em 2005 após decreto do Banco Central (Reprodução: Internet)
Banco Santos foi à falência em 2005 após decreto do Banco Central (Reprodução: Internet)

Foi preso em 2006, mas solto logo depois após decisão do Supremo Tribunal Federal. Apesar de se passar quase 20 anos, a falência do Banco Santos ainda dá o que falar.

Veja também

Leilão de mansão

Durante o Bom Dia Brasil, em 2020, Ana Paula Araújo comentou sobre a mansão de Edemar Cid Ferreira, considerada uma das mais bonitas do Brasil, mas que estava sendo leiloada pela quarta vez.

“Uma mansão de São Paulo, que já foi considerada a mais cara do Brasil, vai à leilão mais uma vez. A casa está encalhada, é a quarta tentativa de leilão”, revelou Ana Paula Araújo.

Em seguida, Rodrigo Bocardi comentou sobre valores e o motivo de ninguém ter adquirido a casa: “Em nenhum dos leilões anteriores atingiu o valor mínimo. O lance mínimo é de 10 milhões de reais. A casa é do fundador do Banco Santos, o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira.

A mansão do empresário foi à leilão várias vezes (Reprodução: Globo)
A mansão do empresário foi à leilão várias vezes (Reprodução: Globo)

Outras 2 empresas também faliram

Apesar da falência do Banco Santos, Cid Ferreira ainda mantinha 2 empresas, que respiravam por aparelhos. Porém, o empresário faleceu no dia 13 de janeiro de 2024 e tudo acabou indo por água abaixo.

De acordo com o portal ‘Veja’, a Santos Seguradora e a Valor Capitalização, que pertenciam ao empresário, estava em processo de liquidação e tiveram a falência decretada em 2019.

Porém, Edemar Cid Ferreira pediu a anulação da falência, com processo que corria desde 2022. Com sua morte, as empresas acabaram encerrando as suas atividades e dando fim a mais um capítulo da enorme falência da instituição financeira.

Edemar Cid Ferreira faleceu em janeiro de 2024 (Reprodução: Instagram)
Edemar Cid Ferreira faleceu em janeiro de 2024 (Reprodução: Instagram)

Qual a causa da morte de Edemar Cid Ferreira?

Edemar Cid Ferreira ganhou fama ao fundar o Banco Santos, porém no dia 13 de janeiro de 2014 foi vítima de uma parada cardíaca e faleceu aos 80 anos de idade.

🚨 Davi troca medicina por programa na TV + Piovani ESCULACHA Neymar + Mion reage a boatos de traiç@o         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: