urgente

Dívida de 2 bilhões exposta e autopedido de falência: Cerveja com 6 décadas no Brasil luta pra sobreviver

16/05/2024 às 20h30

Por: Redação TV Foco
Imagem PreCarregada
FALÊNCIA - Foto: CANVA

Cerveja com 6 décadas no Brasil com luta cravada pela sua sobrevivência

No ano de 2023, foi confirmado a situação delicada de uma empresa com mais de seis décadas de história no Brasil, com simplesmente autopedido de falência.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

De acordo com informações do portal Giro Marília, a Cervejaria Malta, uma empresa com 67 anos de atuação em Assis responsável por marcas como a cerveja que leva nome da fábrica e a linha de refrigerantes Cristalina, tenta na Justiça converter um processo de recuperação judicial em falência com modelo autorizado e regulado de atividades que permite novas opções para pagamento de dívidas.

As informações dão conta ainda de que a medida é uma manobra judicial de gestão para permitir que a empresa direcione os esforços para resguardar em especial os direitos de trabalhadores. “Segundo informações da Administradora Judicial da Malta, há uma necessidade premente de converter a Recuperação Judicial da cervejaria em falência. No entanto, a orientação da Administradora Judicial é que essa “convolação em Falência” seja acompanhada da continuidade das atividades da empresa”, diz a nota da secretaria.

Segundo o que foi divulgado pela fonte, a recuperação judicial da empresa envolve como interessados desde governos de Estado até bancos, fornecedores, distribuidores e investidores. A Malta é também alvo de pedido de falência em procedimentos judiciais fora de Assis.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Malta (Reprodução/Internet)
Malta (Reprodução/Internet)

Em dezembro de 2023, foi divulgado pela fonte que em uma decisão da Justiça suspendeu novamente as operações da tradicional Cervejaria Malta, em Assis. A ação foi proposta pela Sabesp, que alega riscos ambientais. Ao todo, 54 funcionários foram dispensados.

Veja também

-Cerveja Malta (Reprodução - Internet)
-Cerveja Malta (Reprodução – Internet)

É muito importante ressaltar que a empresa segue em recuperação judicial, contudo, não dá para negar que está em uma situação delicada, já que desde o fim do ano passado o caso não teve atualizações públicas.

De acordo com informações do portal Abril, o débito da cervejaria com a Receita Federal beira 2 bilhões de reais.

Portem, salientamos também que o site da empresa continua ativo, ou seja, eles seguem na luta para sobreviver diante das dificuldades.

“Entre as irregularidades identificadas, destacam-se o calçamento de notas fiscais, apresentação de movimentação financeira incompatível, saída de produtos sem lançamento de IPI ou sem emissão de nota fiscal, omissão de receitas, depósitos bancários de origem não comprovada, simulação de operações de distribuição gratuita, bem como ação ou omissão tendente a prejudicar o normal funcionamento do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe). Há, atualmente, 26 execuções fiscais em andamento contra a cervejaria, além de outras 34 suspensas”, informa nota da Procuradoria.

O que acontece com uma empresa depois do processo de falência?

Quando a falência é decretada e há uma sentença confirmando a incapacidade financeira do negócio arcar com seus compromissos, os bens da empresa serão catalogados e encaminhados para leilão.

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos. Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.