DIFICULDADES

Descanse: O triste dia da falência de rede de lojas amada e concorrente da Casas Bahia e Americanas

19/05/2023 às 18h07

Por: Paulo Damião
Imagem PreCarregada
Casas Bahia comprou seu maior concorrente por fortuna (Foto: Divulgação/Casas Bahia)

A Arapuã, concorrente direta da Casas Bahia e da Americanas, fechou as portas após acumular muitas dívidas

Muitas lojas de varejo lutaram muito para sobreviver à concorrência, mas acabaram fechando suas portas, deixando vários clientes na mão. Uma delas foi a Arapuã, que por anos disputou o mercado com a Casas Bahia e a Americanas, que sempre dominaram esses comércios.

A Arapuã explodiu mesmo nos anos 1980 e se destacava pela venda de eletrodomésticos. Mais de 220 lojas espalhadas pelo Brasil disputavam a preferência do público ofertando um preço mais acessível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existia, porém, uma porcentagem alta de inadimplência daqueles clientes que se comprometiam a pagar depois. Isso fez com que a empresa ultrapassasse o valor de R$ 1 bilhão em dívidas. Em 1998, as Lojas Arapuã pediram concordata e se comprometeram a pagar as dívidas em até dois anos.

Arapuã cresceu nos anos 1980 (Foto: Paulo Rubens Fonseca)
Arapuã cresceu nos anos 1980 (Foto: Paulo Rubens Fonseca)

TENTATIVAS

Tentando sair da crise, a Arapuã começou a vender outros produtos, como relógios, móveis, brinquedos, utensílios para a casa e eletroeletrônicos. Isso fez com que os eletrodomésticos fossem apenas mais um dos produtos comercializados pelas lojas.

Continua após o Veja Também

Veja também

A empresa começou a terceirizar serviços, demitir funcionários e realizou diversas mudanças no leque de produtos, mas isso não foi o suficiente para se reerguer enquanto pagava dívidas. Os credores começaram a processar a Arapuã para reaver o dinheiro das dívidas ao mesmo tempo que a marca lutava para se manter no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Infelizmente, em 2020, O Supremo Tribunal de Justiça negou um pedido de recuperação judicial e decretou pela segunda vez sua falência. O mesmo aconteceu com diversas outras varejistas nos últimos anos.

O QUE ACONTECEU COM A AMERICANAS?

A Americanas pediu recuperação judicial no início de 2023 após realizar um balanço. Um prejuízo absurdo foi divulgado na imprensa beirando os R$ 50,1 bilhões, de acordo com o jornal Metrópoles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Arapuã faliu de vez em 2020 (Foto: Reprodução/Isto É)
Arapuã faliu de vez em 2020 (Foto: Reprodução/Isto É)

🚨 Xuxa expõe podre do marido de Sasha + Graciele Lacerda recebe at4ques após gravidez + Faro é DETONADO    

Americanas
arapuã
Casas Bahia
Paulo Damião

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.