TRISTE FIM

Adeus após 28 anos: A falência devastadora de gigante dos Apps tão popular quanto a Uber no Brasil

02/07/2024 às 21h26

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Plataforma chegou a ter o mesmo número de usuários que a Uber (Foto: Divulgação)

Grupo de tecnologia, que fez sucesso por décadas entre o público e foi um dos pioneiros no setor, decidiu encerrar as atividades, após perder números para a concorrência

Uma importante empresa de comunicação precisou dar fim aos serviços após não conseguir mais bater de frente com outras rivais. No auge do sucesso, a companhia chegou a atender mais de 100 milhões de usuários, que é quase o mesmo número da Uber no Brasil.

Lançado no fim da década de 90, o aplicativo de mensagens ICQ comunicou que encerraria os serviços este ano. O comunicado foi feito em junho, incentivando os internautas a migrarem para outras plataformas parecidas – como já vinha acontecendo nos últimos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IQC, Uber
O ICQ chegou a ter mais de 100 milhões de usuários, assim como a Uber no Brasil (Foto: Divulgação)

Segundo a Exame, o ICQ completou 28 anos de história. Ele foi desenvolvido por programadores israelenses, sendo um dos primeiros espaços digitais a permitirem conversas online em tempo real. Pouco tempo depois, ele foi comprado pela norte-americana AOL.

Porém, em 2010, com o crescimento meteórico do Facebook, o aplicativo foi vendido para uma empresa russa, responsável pelo VKontakte, seguindo em uso até este ano, quando foi feito o anúncio. Apesar das tentativas de mantê-lo ativo, a falência foi inevitável diante da briga com a concorrência.

Continua após o Veja Também

Veja também

Em nota, o ICQ confirmou que não continuaria com as operações. Hoje, ainda que venha caindo em desuso, o Facebook continua com o maior número de usuários, de acordo com o índice mundial. São mais de 3 bilhões de pessoas registradas, seguido pelo YouTube, o WhatsApp, o Instagram, o TikTok, o Telegram e o SnapChat – que é considerado “febre” nos Estados Unidos, onde foi criado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ICQ, Uber
Em junho, o ICQ anunciou que vai encerrar as atividades (Foto: Shutterstock)

O que acontece em casos de falência?

Esse processo reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ser revertido, caso o responsável consiga achar um jeito de levantar a empresa novamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Aplicativo Uber
Destaque
Falência decretada
Lucas Brito

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.