CONFIRA!

Falência, fábrica fechada e venda: 3 viradas de gigante dos eletrodomésticos e fim no Brasil após anos

17/05/2024 às 16h59

Por: Sophia Gonçalves Villanueva
Imagem PreCarregada
Falência de loja de eletrodomésticos (Foto: Reprodução/Internet)

3 viradas de gigante dos eletrodomésticos após anos no Brasil

Na tarde desta sexta-feira (17), o TV Foco relembra e traz mais informações sobre 3 viradas da gigante do eletrodomésticos no Brasil, que inclusive, teve seu fim confirmado após anos.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, estamos falando da Enxuta, que foi uma fabricante de eletrodomésticos com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Ele foi fundada em 1981 pelo Grupo Triches, para atender o mercado de linha branca, principalmente os compactos.

Na época, seus principais produtos eram máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, secadoras de roupas e aquecedores de ambiente.

Maquina da Enxuta (Foto: Reprodução/Internet)
Maquina da Enxuta (Foto: Reprodução/Internet)

Vale destacar, inclusive, que na década de 1980 à 1990, a empresa chegou a liderança de vendas no mercado de secadoras, contabilizando o domínio de 90% deste setor.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


MAIS SOBRE O ASSUNTO

Porém, nem tudo foram flores e a Enxuta passou por várias dificuldades e problemas ao longo dos anos.

Veja também

No ano de 1995, a empresa estava com a intenção de uma reestruturação administrativa e com isso acabou sendo vendida para a Ponto S.A, que era controladora das empresas do Grupo Triches, segundo informações da Wikipédia.

Loja de eletrodomésticos (Foto: Reprodução/Internet)
Loja de eletrodomésticos (Foto: Reprodução/Internet)

Porém, a situação não foi nada boa. Isso porque pouco tempo depois, em 2001, foi decretada a falência da empresa com o também fechamento de sua unidade fabril.

Vale destacar, que além da falência, da venda dela e também do fechamento da fábrica, no ano de 2003, a Eletrocoop vendeu a unidade fabril, maquinário e a marca para Claudio Petrycoski, dono da Atlas Eletrodoméstico, que relançou em maio, as linhas de lava-roupas, lava-louças e secadoras batizada de Atlas Sul.

Logo da gigante de eletrodomésticos (Foto: Reprodução/Internet)
Logo da gigante de eletrodomésticos (Foto: Reprodução/Internet)

A ATLAS SUL FEZ SUCESSO APÓS A FALÊNCIA DA GIGANTE DOS ELETRODOMÉSTICOS?

A resposta é não, na ocasião ela não conseguiu números de vendas próximos ao registrado pela Enxuta em sua melhor fase, que como citado acima foi entre 1980 a 1990.

Ainda segundo o mesmo portal, a marca chegou a retornar ao Brasil por um breve momento nos anos de 2010 com aquecedores de ambiente, mas logo foi extinta novamente.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: sophia.vilanueva@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.