TRISTE

Falência decretada e dívida de R$ 5 bilhões: O fim cruel de companhia aérea gigantesca do Brasil

21/05/2024 às 11h18

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Companhia aérea brasileira fechou as portas e decretou falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Companhia aérea gigantesca fechou as portas no Brasil e pegou todo mundo de surpresa

Existem vários motivos que levam as empresas a quebrar, incluindo a falta de um plano de negócios, a falta de controle financeiro e a falta de conhecimento em gestão de negócios. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre uma companhia aérea gigante que foi a falência e fechou as portas no Brasil.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, estamos falando da Viação Aérea São Paulo (VASP). Tratava-se de uma companhia aérea comercial brasileira com sede na cidade de São Paulo, onde chegou a ser uma das maiores e mais importantes do país. Mas, alguns problemas com administração levaram ao fim da empresa.

VASP teve sua falência decretada (Reprodução: Internet)
VASP teve sua falência decretada (Reprodução: Internet)

A companhia deixou de operar em 2005 e teve sua falência decretada pela Justiça de SP em 2008. Os problemas na empresa tiveram início em 2004, quando o Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu as operações de oito aeronaves da VASP, uma atitude adotada como medida de segurança.

Com isso, a empresa ficou sem dinheiro para fazer os trabalhos e decidiu encostar os jatos que, em seguida, começaram a ser canibalizados para oferecer peças aos outros 737 ainda em operação. Diante dessa nova realidade, a empresa foi perdendo terreno, sobretudo após a entrada da Gol no mercado.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Vasp foi uma das principais companhias aéreas (Foto: Reprodução Internet)
Vasp foi uma das principais companhias aéreas (Foto: Reprodução Internet)

Segundo a Wikipédia, a VASP operou em novembro de 2004 apenas 18% dos voos programados. Em setembro de 2004, quando enfrentou a primeira paralisação de funcionários e começou a ter problemas para abastecer suas aeronaves, a fatia de mercado da companhia aérea era de apenas 8% e dois meses depois, de 1,39%.

Veja também

A ocupação também estava aquém do desejado: as únicas 3 aeronaves da VASP que voaram no mês saíram com 47% dos assentos vendidos. A VASP parou de voar no final de janeiro de 2005, quando o DAC cassou sua autorização de operação. Diante da situação, difícil a companhia aérea deu início ao processo de recuperação judicial.

Companhia aérea decretou falência - Foto Reprodução Internet
Companhia aérea decretou falência – Foto Reprodução Internet

Em 4 de setembro de 2008, sentença proferida pelo juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, onde tramitava a Recuperação Judicial, decretou a falência da companhia, com dívidas estimadas em 5 bilhões de reais. Alguns dos aviões que pertenciam à empresa foram desmontados e vendidos.

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.