Falência: confira tudo sobre quebra de empresas

Falência: confira tudo sobre quebra de empresas

Falência e fim das operações: Empresa brasileira de transporte sucumbe à crise e fecha as portas em 2024

Empresa de transporte decretou falência no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Empresa de transporte decretou falência no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Empresa brasileira fechou as portas em 2024

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que a pandemia da Covid-19 acabou afetando a economia em todo o mundo. A prova viva disso é que várias empresas no Brasil chegaram a sucumbir a crise e decretaram falência.

Dessa vez, por exemplo, falaremos de uma tradicional empresa brasileira de transportes que acabou fechando as portas ainda neste ano de 2024. Para quem não sabe, estamos falando da Vela, conhecida por fabricar bicicletas elétricas com design clássico.

De acordo com informações do portal Exame, a Vela declarou falência nesta sexta-feira, 19 de janeiro, e anunciou o encerramento de suas operações. Vale lembrar que o fim repentino da empresa pegou todo mundo de surpresa, mas tem uma explicação.

Acontece que ele acompanha o enfraquecimento do mercado de mobilidade urbana no Brasil, que criou novos negócios com o boom dos aplicativos e a eletrificação dos meios de transporte no meio da década passada. Aliás, a empresa teve um início promissor no país.

Vela foi a empresa de bicicleta que decretou falência (Foto: Reprodução/ Internet)
Vela foi a empresa de bicicleta que decretou falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Eles experimentaram um crescimento expressivo ao longo de seis anos, principalmente no estado de São Paulo. A marca vendeu cerca de 5 mil unidades no período em que atuou. A empresa chegou a emitir uma nota para falar sobre o fim definitivo.

Veja também

Por que a Vela decretou falência?

Eles afirmaram que os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 impactaram profundamente suas operações, resultando em uma significativa queda nas vendas e dificuldades operacionais. Eles chegaram a expandir o negócio para os Estados Unidos.

Mas, não foi suficiente para aplacar as incertezas dos investidores, que aplicaram recursos significativos entre 2016 e 2018. A pressão por parte desses investidores culminou em uma decisão judicial em novembro de 2023, favorável à recuperação do capital investido.

Vela, de bikes elétricas, declara falência (Foto: Reprodução/ Internet)
Vela, de bikes elétricas, declara falência (Foto: Reprodução/ Internet)

A Vela informou que a elevada carga tributária enfrentada pelo setor de mobilidade elétrica no Brasil também pesou sobre a operação. Eles chegaram a cogitar transferir sua produção para a Zona Franca de Manaus, um projeto aprovado em 2023, mas a ideia não foi para frente.

 

🚨 Davi é acusado de crime no BBB24 + Susana Vieira na Record + Jovem Pan fora do ar

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

falência

Quem escreve

Kelly Araújo

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]