grave

O fim decretado de dois bancos em país, ao fechar as portas e deixar público em estado de alerta

28/05/2024 às 9h06

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
FALÊNCIA - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a falência de dois grandes bancos em país

No ano de 2023, o mercado financeiro dos Estados Unidos e consequentemente do mundo ficou em alerta após a falência de dois mega bancos. No final da primeira quinzena de março de 2023, o Signature Bank, um dos 100 melhores dos melhores bancos da revista Forbes, simplesmente quebrou.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

E dois dias antes, o Silicon Valley Bank, o SVB, conhecido como o “banco das startups”, também sofreu e foi fechado pelas autoridades dos Estados Unidos. Isso causou alvoroço, afinal, se instalou o medo das pessoas de ficarem com suas contas impossibilitadas de movimentações.

O caso do banco SVB foi ainda mais grave que o do Singature, uma vez quera era simplesmente uma das 20 maiores instituições financeiras do país. Devido a uma manobra de venda, o SVB teve um prejuízo de dois bilhões de dólares ou 10 bilhões de reais.

De acordo com informações do G1, o desespero dos clientes com a notícia foi tamanha que as retiradas chegaram a 42 bilhões de dólares em poucas horas. Mas, o problema não parou por aí, pois, foi constatado que o SVB não teria dinheiro para pagar os clientes e foi fechado.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Assim que foi constatado os problemas no Signature Bank e SVB, o Governo dos Estados Unidos interviu e fechou as portas das instituições. Em seguida, enviou um comunicado a população que ninguém sairia no prejuízo. Assim, o dinheiro que cada um tivesse nos respectivos bancos, seriam sacados integralmente.

Veja também

As pessoas que tem contas nesses bancos serão contempladas pelo fundo criado após a crise financeira de 2008, onde 100 bilhões de dólares ficaram disponíveis para arcar com tempos tenebrosos como esses. Porém, o levantamento ainda não esclarece se só esse dinheiro será o suficiente para bancar a falências dessas empresas, pois, como são as maiores do país, tinham milhões de clientes ligados.

O que acontece depois da falência de um banco?

 Os bancos digitais são integrados ao Fundo Garantidor de Crédito, caso algum deles quebre ou decrete falência, o Banco Central bloqueia o dinheiro da instituição para garantir o pagamento de todos os consumidores.

Além disso, quando um banco decreta falência, ele aciona o FGC, de forma que cada cliente recebe até R$ 250 mil. Se você tiver mais que esse limite, irá perder dinheiro. … Se o banco falir, em contas conjuntas de 2 titulares, cada um recebe até R$ 125 mil.

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.