Abandono e falência: O fim de shopping de SP ao ser desbancado pelo Aricanduva

.Entenda por que um grande shopping da Zona Leste de SP faliu e veja o que aconteceu com a estrutura deixada por ele após 25 anos

29/01/2026 10:00

4 min

Fim de hopping popular de SP chocou milhares de consumidores (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/GMN)
Fim de hopping popular de SP chocou milhares de consumidores (Fo...
Continua depois da publicidade

Entenda por que um grande shopping da Zona Leste de SP faliu e veja o que aconteceu com a estrutura deixada por ele após 25 anos

Antes da existência dos inúmeros megaempreendimentos que hoje desenham o horizonte de São Paulo, a Zona Leste viu nascer o seu primeiro grande centro comercial.

Continua depois da publicidade

Inaugurado em maio de 1991, o Shopping Center Leste, carinhosamente apelidado pela comunidade de “Coquinho” e também conhecido como Shopping Artur Alvim, representou um marco de modernidade para a região da Cidade AE Carvalho.

Localizado na Avenida Esperantina, o espaço prometia descentralizar o consumo e oferecer lazer de qualidade para uma população em franco crescimento.

Continua depois da publicidade

No entanto, o sonho durou pouco. Apenas sete anos após a inauguração, em 1998, as portas se fecharam definitivamente, dando início a uma era de abandono que já perdura por mais de 25 anos.

Hoje, o esqueleto do prédio não é apenas uma lembrança do passado, mas um problema urbano complexo que envolve dívidas milionárias e o debate sobre a função social da propriedade.

Continua depois da publicidade

Era de ouro!

De acordo com o canal AE Carvalho Cicy, do YouTube, no início da década de 90, o Shopping Center Leste se tornou uma resposta ao rápido desenvolvimento urbano da ZL.

Leia também

Moradores que antes precisavam se deslocar até o centro da cidade ou para outras regiões em busca de marcas e serviços encontraram ali um ponto de encontro vibrante.

Continua depois da publicidade

O “Coquinho” vivenciou uma verdadeira febre, atraindo lojistas que viam na venda das unidades (em vez do aluguel) uma oportunidade de crescimento econômico junto com o bairro.

Decadência.

Embora não haja nenhuma declaração oficial dos responsáveis sobre seu fim, o qual foi abrupto na época, muitos apontam que a queda do Shopping Center Leste não ocorreu por um único fator, mas por uma combinação de erros estratégicos e mudanças no mercado.

Continua depois da publicidade

Um dos exemplos disso foi a inauguração do Shopping Aricanduva, o qual foi um golpe severo.

Com uma estrutura massivamente maior e mais atrativa, o novo centro comercial drenou o público e o interesse dos lojistas do Artur Alvim, desbancando assim o Center Leste.

Além disso, diferente da maioria dos shoppings atuais, onde as lojas são alugadas, as unidades do Center Leste foram vendidas:

  • O que pulverizou a propriedade do terreno;
  • Gerou IPTUs individuais para cada loja;
  • Tornou a gestão administrativa e a manutenção das áreas comuns um pesadelo logístico.

Sem uma administração central forte para alinhar os interesses dos inúmeros proprietários, o empreendimento mergulhou em dívidas .

Assim, o ambiente:

  • Tornou-se cada vez menos frequentado;
  • Lojas fecharam;
  • O descaso tomou conta da estrutura física.

Falência e dívidas:

Atualmente, o imóvel representa um passivo enorme para a cidade.

Pesquisas recentes indicam que, mesmo após sua falência, as dívidas de impostos acumuladas junto à Prefeitura de São Paulo chegam a R$ 38 milhões.

Para a comunidade da AE Carvalho, o custo é ainda mais alto:

  • O abandono do prédio trouxe problemas como proliferação de pragas, insegurança, poluição visual e aumento da criminalidade no entorno.

De acordo com a Constituição Federal e o Plano Diretor da cidade, imóveis que não cumprem sua função social podem sofrer sanções progressivas:

  • Notificação para que o proprietário dê uso ao local.
  • IPTU Progressivo: Aumento anual das taxas para desestimular o abandono.
  • Desapropriação: O último recurso, onde o poder público assume o controle para fins de interesse social.

Mas existe algum projeto para o espaço deixado pelo Shopping Center Leste?

Apesar do cenário de tristeza, existem projetos que visam dar uma nova vida ao endereço da Avenida Esperantina.

Trabalhos de graduação já propuseram a transformação do espaço em um Centro Cultural em Artur Alvim, focando em educação e lazer para os jovens da região.

Mais recentemente, ganhou força a proposta de desapropriação para a construção de um hospital.

Lideranças comunitárias reiteram a inserção desse projeto no orçamento municipal para suprir a alta demanda por serviços de saúde pública na região.

A comunidade se recusa a aceitar o abandono do primeiro shopping regional e espera transformar o antigo “Coquinho” em um ícone de benefício público.

Por fim, ao procurar possíveis manifestações dos responsáveis, as mesmas não foram encontradas, no entanto, o espaço segue em aberto.

Mas, para saber mais casos como esse, clique aqui*.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.