grave

Demissão de 18 mil funcionários e falência: O triste fim da 2ª maior rede de supermercados do Brasil

06/06/2024 às 13h39

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
FALÊNCIA - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a falência da 2ª maior rede de supermercados do Brasil

Um famoso supermercado foi do céu até suas cinzas em questão de 1 ano. Foi um período importante de sucesso, mas que terminou em falência e na demissão de milhares de funcionários.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Tendo sido fundada na década de 50, a Casas da Banha já foi a segunda principal rede varejista de alimentos no Brasil. Porém, o acumulo de dívidas rendeu um difícil processo judicial e o próprio grupo acabou pedindo por seu fim.

De acordo com informações do portal Folha de Londrina, a rede de supermercados foi encerrada em 1999, na 2ª Vara de Falências e Concordatas, pelo juiz Luiz Felipe Salomão. O pedido surgiu dos representantes da própria empresa, que já não tinham como pagar o que deviam.

Pois bem, na época, o levantamento para o pagamento de dívidas era de R$ 5 milhões, além de outras diversas cobranças judiciais. O valor parecia pequeno diante da época em que a Casas da Banha viveu seu auge no país, faturando em dólares e assumindo a vice-liderança.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Em 1985, o grupo mantinha 230 unidades no Brasil, mais de 18 mil funcionários e um faturamento anual de US$ 700 milhões. No ano seguinte, veio uma crise inesperada, culpando o congelamento de preços decretado pelo Governo Federal de José Sarney.

Veja também

Supermercado Casas da Banha fez sucesso. Foto: Reprodução/Internet
Supermercado Casas da Banha fez sucesso. Foto: Reprodução/Internet

Eles foram responsáveis pelo primeiro hipermercado brasileiro, responsável por uma torre com relógio gigante com 4 faces. Nos anos 80, para se ter noção do tamanho que era a rede de supermercados Casas da Banha, eles contavam com 224 lojas espalhadas em sete Estados do país, são eles:

  • Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Petrópolis, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Cabo Frio, Niterói, Duque de Caxias, Queimados, Nilópolis, São João de Meriti, Valença, Rio Bonito, Campos, Barra Mansa, Araruama, Macaé, Barra do Piraí, Três Rios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Teresópolis, Mesquita, Belford Roxo, Itaguaí, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Vassouras, Seropédica.
  • São Paulo: São Paulo, São Bernardo do Campo, Osasco, Mauá, São Caetano do Sul, Guarulhos, Ribeirão Pires.
  • Minas Gerais: Belo Horizonte, Cataguases, Juiz de Fora, Barbacena, Muriaé, Montes Claros, Além Paraíba, Janaúba, Januária, Francisco Sá, Pirapora.
  • Distrito Federal: Brasília, Taguatinga, Sobradinho.
  • Amazonas: Manaus
  • Bahia: Salvador
  • Roraima: Boa Vista.
A empresa teve a sua falência decretada em 1999 (Reprodução: Internet)
A empresa teve a sua falência decretada em 1999 (Reprodução: Internet)

O fato é que os anos 90 foram derradeiros para o fim da Casas da Banha e sua rede de supermercados. Em 1991, a Casas da Banha tinha 9 mil funcionários, ou apenas metade do contingente alcançado do início da década anterior.

Casas da Banha já foi considerada um dos maiores supermercados do Brasil (Reprodução: Internet)
Casas da Banha já foi considerada um dos maiores supermercados do Brasil (Reprodução: Internet)

Depois deste longo processo de decadência, a empresa acabou por ter sua falência decretada em 1999.

O que acontece depois da falência de uma empresa?

Não é unanimidade, mas, na maioria dos casos, após decretar a falência, os bens da empresa, assim como do empresário, podem ser reunidos e liquidados.

Ou seja, serão usados para pagar tudo que deve. Além disso, os proprietários e sócios da empresa não podem exercer qualquer atividade empresarial até o fim do processo judicial de falência.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.