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Fim e falência: Os 7 chocolates que você amava e acabaram extintos das prateleiras para tristeza de muitos


7 Chocolates deram adeus deixando milhares de consumidores entristecidos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

7 Chocolates, que marcaram gerações, sumiram das prateleiras dos supermercados e deixaram muitos consumidores entristecidos

“Eu só queroo chocolate”, quem nunca ouviu esse trecho da música de Tim Maia?

Só de ouvir esse trechinho já bate aquela vontade de correr no primeiro supermercado ou vendinha para comprar essas delícias, não é mesmo?

Inclusive, ao longo dos anos, marcas como a Nestlé, Garoto, Lacta entre tantas fizeram parte da nossa história com seus chocolates marcantes e icônicos.

Porém, de acordo com o Portal Exame, muitos dessas linhas (que ainda moram em nosso imaginário), deram seu adeus, o que deixou milhares de consumidores entristecidos.


Então vamos a eles?

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1- Croquete

Para quem não sabe, o Croquete, que era um famosinho da Nestlé dos anos 80.

Embalado em um tubo de papelão, marcando uma apresentação inédita na época de seu lançamento, ele acabou se tornando uma verdadeira coqueluche.

Contudo, ele acabou sendo extinto das prateleiras, fazendo restar apenas a saudade daqueles que amavam se deliciar com o chocolate.

O produto durou cerca de 30 anos. A estratégia de descontinuar o chocolate nunca foi detalhada pela gigante de alimentos.

Nos anos 90, época da sua extinção, novos produtos foram lançados pela companhia, inclusive com marcas que eram tradicionais fora do país.

Apesar disso, o Croquete pode até ter saído das prateleiras, mas não da memória das pessoas.

2- Kri

Chocolate Kri, lançado pela Nestlé ainda em 1971, era conhecido por fazer barulho ao ser mastigado, visto como uma característica única na época.

O produto, que já existia em outros mercados mundiais com o nome de Crunch, foi lançado por aqui com essa onomatopeia abrasileirada, o “kri”.

Mas após mais de vinte anos no mercado brasileiro, em 1992, a Nestlé globalizou o nome do produto para Crunch de vez, como uma forma de se alinhar ao mercado internacional. 

Apesar de ser praticamente o mesmo, tem gente que jura de pé junto que o Kri era mais gostoso.

Sera?!

3- Chocolate Surpresa

O Chocolate Surpresa, de longe, foi o que mais mexeu com o imaginário das crianças (e de muitos grandinhos também) entre os anos 80 a 90.

O chocolate, que também era da Nestlé, vinha com um cartão com curiosidades e fotos sobre animais.

As versões posteriores foram um pouco mais abrangentes, e vinham com dados sobre diversos assuntos.

Assim como o Croquete, não existe uma razão específica para o Surpresa deixar de ser comercializado no início dos anos 2000.

O fato é que muitas pessoas pedem o retorno do chocolate até hoje.

Prova disso é que a Nestlé, atendendo aos pedidos, relançou a marca no ano de 2023, mas apenas para versões especiais de ovos de Páscoa.

4- Chocolate da Turma da Mônica

O Chocolate da Turma da Mônica, da Nestlé, fazia a alegria das crianças da década de 90.

Ele era feito todo ao leite e com personagens da “Turma da Mônica” feitos com a versão do chocolate branco.

Essa foi a receita de maior sucesso da Nestlé com os Chocolates Turma da Mônica.

Porém, o contrato de produção não foi renovado com a Nestlé, no fim dos anos 80.

Na época, a Nestlé assinou licença com outros desenhos mundiais, o que impediu a renovação do contrato.

A Maurício de Sousa Produções chegou a licenciar a famosa turminha para outros produtos e produtoras, como a Neugebauer, mas o “original”, mesmo, nunca foi esquecido.

No início de 2024, a empresa anunciou uma parceria com a Cacau Show para comercialização de alguns desses produtos. 

5-Cigarrinhos da Pan

Lançados ainda em 1941, os cigarrinhos de chocolate ao leite foram um sucesso na população.

Na década de 40, o hábito de fumar era considerado “chique” pela sociedade. Portanto, a ideia era que o cigarrinho de chocolate simulasse a forma de consumir o tabaco.

A embalagem era toda feita no formato de um maço de cigarro.

No ano de 1959, a mesma embalagem ganhou os rostos de dois meninos: um negro e um branco, que seguravam o chocolate como se estivessem fumando.

Porém nos anos 90, quando o Ministério da Saúde começou a combater o tabagismo, a Pan mudou o nome do produto para rolinhos de chocolate.

O produto passou a não ser mais vendido pela empresa, pelo menos não nesse formato polêmico.

Vale lembrar que, a fabrica da Pan (como um todo) pediu pela sua autofalência, deixando muitos brasileiros “orfãos” dessa marca tão icônica*

(*Para saber mais sobre a falência da Pan clique aqui*)

6- Chocolate Mania

Com recheio de uva ou morango combinados com cobertura de chocolate, o Mania da Garoto tinha um sabor único e inesquecível.

Ele tinha até um slogan interessante: “Proibidos para adultos”, o que marcou muitos baixinhos (e nem tão baixinhos assim) …

O chocolate que foi lançado em 1998, acabou sumindo há mais de 20 anos do mercado. Não se sabe exatamente os motivos que levaram isso a acontecer.

O que se sabe, é que assim como o Surpresa, muitos pedem pela sua volta.

7- Bombom Sedução

No fim dos anos 90, a Nestlé lançou o bombom Sedução, que tinha recheio de avelã e coberto com chocolate ao leite.

No geral, ele tinha linhas de chocolate branco por cima e era uma verdadeira delícia.

Por um bom tempo, o chocolate fez parte da caixa de bombons Especialidades, da Nestlé, mas também foi retirado dos supermercados, o que deixou muita gente chocada.

Qual é a marca de chocolate mais antiga do Brasil que ainda existe?

O chocolate Neugebauer é considerado a marca de chocolates mais antiga do Brasil ainda em atividade.

Fundada em 17 de setembro de 1891, por Franz, Max e um amigo, Fritz Gerhardt, a marca começou a funcionar com balas e rapaduras.

O chocolate passou a ser produzido somente em 1903, em uma fábrica que possuia quarenta funcionários.

Aos poucos, a Neugebauer & Irmãos foi lançando produtos que deram fama à marca, como:

  • O Chocolate Refeição (1925)
  • A bala Mocinho, recheada de chocolate (1955);
  • O bombom Amor Carioca (1958)

De acordo com o portal Guia dos Curiosos, o seu achocolatado Guri Vitaminado patrocinou e deu nome ao programa infantil de auditório “Clube do Guri”, apresentado por Ary Rêgo, na Rádio Farroupilha, de junho de 1950 a julho de 1966.

Inclusive foi esse programa que revelou a saudosa e icônica cantora Elis Regina.

A família Neugebauer vendeu o negócio no ano de 1982 e já trocou de mãos quatro vezes.

Hoje ela pertence ao Grupo Vonpar e sua fábrica fica em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

As marcas Bib’s e Stikadinho são seus maiores destaques.

A marca de chocolates Danke (“Obrigado” em alemão) foi criada por descentes da quarta (Ernesto Neugebauer) e da quinta geração (Carolina Neugebauer) da família no Brasil.

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