FIM DE UMA ERA!

Falência e venda ao Bradesco: O triste dia e fim de banco tradicional brasileiro após não suportar crise


A falência de banco tradicional que acabou sendo comprado pelo Bradesco após crise financeira (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Esse foi o triste desfecho de um banco tradicional brasileiro que acabou sendo vendido ao Bradesco após enfrentar crise

Existia um conceito antigo, que perdurou por muito tempo na sociedade, de que bancos eram sinônimo de uma confiança quase que inabalável.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Antigamente o que motivava as pessoas a depositarem os seus valores e recursos em tais instituições não era apenas uma mera propaganda ou vantagens exclusivas, elas levavam muito em conta a reputação de quem as administravam.

Ao longo da história, tivemos nomes icônicos que ainda permanecem eternizados no setor bancário no Brasil e um destes é de Alberto Bonfiglioli, fundador do Banco Auxiliar de São Paulo.

Infelizmente, após inúmeras situações e crises financeiras, esse banco acabou falindo e tendo partes dos seus ativos vendidos para rivais, incluindo o Banco Bradesco, e é sobre esse capítulo histórico que iremos falar hoje.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Banco Auxiliar de São Paulo S/A foi fundado ainda na década de 40 (Foto Reprodução/São Paulo Antiga)
Banco Auxiliar de São Paulo S/A foi fundado ainda na década de 40 (Foto Reprodução/São Paulo Antiga)

Tradição e respeito

De família tradicional da cidade de Bolonha,  Alberto Bonfiglioli abriu seu negócio na cidade da garoa, São Paulo.

Veja também

De acordo com o portal São Paulo Antiga, o banqueiro havia se formado pela Faculdade de Comércio no ano de 1918. Como parte de sua carreira, em 1928, ele ingressou na gerência da firma de despachos aduaneiros Carraresi & Cia. que posteriormente se transformou na Cia. Comissária Alberto Bonfiglioli.

Em 1938, a empresa se instalou em um pequeno edifício, mas que tinha uma sólida aparência, na rua 3 de dezembro, no centro de São Paulo e simultaneamente, em suas  instalações, também funcionava a Casa Bancária Alberto Bonfiglioli & Co. que viria a se tornar posteriormente o Banco Auxiliar de São Paulo S/A, no ano de 1942 e depois simplesmente Banco Auxiliar S/A.

Porém, com seu crescimento notório, o banco criou uma notoriedade absurda, conseguindo chegar na tradicional “rua dos bancos” da cidade de São Paulo, a tradicional Rua Boa Vista.

Em constante crescimento

Neste endereço passaram a funcionar não só as empresas financeiras do grupo, mas também a “CEASPA” Cia. Edificadora Auxiliar de São Paulo que foi responsável pela abertura de alguns conhecidos bairros da cidade, como o famoso Jardim Bonfiglioli, da região do Butantã.

O grupo também atuava no setor industrial, afinal, pela sua atividade aduaneira, Bonfiglioli acabou se associando a outras três famílias e fundou a CICA (Cia. Industrial de Conservas Alimentícias), com sede na cidade de Jundiaí.

O banco passou a ser localizado na famosa "rua dos bancos" na cidade de São Paulo, no Bairro Boa Vista, centro (Foto Reprodução/Internet)
O banco passou a ser localizado na famosa “rua dos bancos” na cidade de São Paulo, no Bairro Boa Vista, centro (Foto Reprodução/Internet)

Inclusive, o gripo ficou nacionalmente conhecido pela qualidade de seus produtos destacando-se o extrato de tomate “Elefante” e seu lema “Se a marca é CICA, bons produtos indica”.

A queda do Banco Auxiliar

Mas tudo começou a mudar já no início da década de 80, quando o país passava por uma enorme crise econômica.

Ainda de acordo com o portal São Paulo Antiga, o banco começou a perder credibilidade no mercado, foi perdendo depósitos e posições no mercado obrigando a pagar mais para reter seus clientes e isso começou a chamar ainda mais a atenção para o momento frágil que o banco atravessava.

Foi quando, infelizmente, no dia 19 de novembro de 1985, acabou sendo decretada a liquidação do banco (juntamente com o tradicionalíssimo Banco COMIND*

*O Banco do Comércio e Indústria de São Paulo S.A (COMIND). foi um banco brasileiro fundado em 1889 por grandes lavradores e capitalistas da elite cafeeira paulista

Vale destacar que essa operação, até hoje, é cercada de questionamentos porém acabou ficando no esquecimento do grande público mas até hoje é sentida por àqueles que perderam parte de suas economias nesse ínterim.

Mas aonde o Bradesco entra nessa história?

Com a falência, suas agências acabaram sendo desmanteladas e vendidas em uma velocidade absurda até que tudo se acabou de vez.

Eram 44 empresas que formavam a Corporação Bonfiglioli com sua sede na Avenida 9 de julho 4.877, seu centro de dados na rodovia Anhanguera, seu centro de artes e exposições na Rua Augusta, além do prédio da Rua Boa Vista.

A sua falência, como mencionamos acima, foi decretada judicialmente e, após isso, as suas cartas patentes*, foram vendidas para inúmeros bancos rivais, entre eles o Banco Bradesco.

O Banco Bradesco é uma das instituições que compraram parte do Banco Auxiliar (Foto Reprodução/Internet)
O Banco Bradesco é uma das instituições que compraram parte do Banco Auxiliar (Foto Reprodução/Internet)
*Licença conferida pelo Banco central para um banco poder operar no mercado financeiro brasileiro) foram vendidas a diversos bancos atuantes no mercado

Inclusive, foi acordado com o Sindicato dos Bancários de São Paulo que, os bancos compradores absorveriam os funcionários da massa liquidada.

Mas alguns bancos não honraram o acordo e passaram a demitir e a fechar agências algum tempo depois. Atualmente a instituição que acabou sucedendo de fato o banco é o Bradesco.

Uma curiosidade é que, até hoje, o prédio da Rua Boa Vista é conhecido, nos meios imobiliários, como Edifício Bonfiglioli.

Mas nada que remeta aos seus tempos de glória, pois a agência se transformou num estacionamento, a entrada do lado esquerdo numa espécie de quiosque e a da direita, a entrada do prédio, fechada e com ar de total abandono.

Nem mesmo o nome do edifício tem mais na fachada…

🚨 Bonner é jogado em navio para fugir de 'linchamento' + Globo castiga Huck + Jojo é detonada      

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.