Adeus

Ordem de despejo e fechamento: Uma das maiores varejistas do Brasil acaba dar adeus no coração de SP


Uma varejista gigante acaba de fechar na Avenida Paulista (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma das lojas mais amadas dos brasileiros acaba de anunciar o fechamento de uma unidade gigante em São Paulo

Todos os paulistas se surpreenderam no começo deste mês de abril, com o fechamento de uma das maiores varejistas. A unidade se localizava no coração de São Paulo e sempre foi um ponto de encontro para todas as idades.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Os últimos anos foram bem complicados para grande parte das empresas, muito por conta da crise deixada pela pandemia da Covid-19. Portanto, diversas marcas buscaram maneiras de se reerguer, mas algumas não conseguiram.

De acordo com o portal ‘G1’, a Livraria Cultura, localizada na Avenida Paulista, no Conjunto Nacional, fechou mais uma vez suas portas. A unidade está com dívidas de aluguel que superam os 15 milhões de reais, acumulados desde 2020.

A unidade era uma das principais da marca (Reprodução/Foto: Livraria Cultura/Divulgação)
A unidade era uma das principais da marca (Reprodução/Foto: Livraria Cultura/Divulgação)

Em uma nota enviada ao site da Globo, a empresa revelou que as vendas de seus produtos estão suspensos e que buscam uma nova unidade para se acomodarem.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Infelizmente, apesar de nossos esforços mútuos, não conseguimos chegar a uma solução viável para ambas as partes. O cenário atual do mercado tornou a manutenção de uma livraria de grande porte desafiadora”, dizia um trecho da nota.

Veja também

Em seguida reforçaram a busca de um novo local: “Foi inevitável tomar a difícil decisão de procurar um novo espaço que se adapte melhor às demandas e realidades atuais do mercado editorial e varejista”, encerrou.

A unidade da Avenida Paulista fechou as portas (Reprodução/Foto: Livraria Cultura/Divulgação)
A unidade da Avenida Paulista fechou as portas (Reprodução/Foto: Livraria Cultura/Divulgação)

Crise e ordem de despejo

De acordo com o G1, a crise da Livraria Cultura teve início em 2015, mas apenas em 2018 a varejista entrou com um pedido de recuperação judicial. Em abril de 2023, teve a sua falência decretada pela justiça.

Assim, ao longo dos meses de 2023, passou por vários altos e baixos, com a falência suspensa e decretada mais de uma vez. Isso acarretou na ordem de despejo da unidade da Avenida Paulista.

Por lá, a Cultura fechou por mais de uma vez, mas sempre conseguia uma liminar para reabrir as suas portas. Porém, agora o seu adeus do espaço é em definitivo.

Milhares de pessoas passavam por lá todas as semanas (Reprodução/Foto: Livraria Cultura/Divulgação)
Milhares de pessoas passavam por lá todas as semanas (Reprodução/Foto: Livraria Cultura/Divulgação)

Qual a dívida da Livraria Cultura?

A Livraria Cultura entrou em recuperação judicial em 2018, com dívidas que ultrapassavam os 285 milhões de reais. Em março viveu um de seus momentos mais tristes, com a morte de Pedro Hertz, dono da empresa.

Menos de 2 semanas depois, teve que tomar a decisão de deixar uma das unidades mais históricas da livraria.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: