Colunas Destaque Fez História TV Foco

Fez História: 45 anos da TV Cultura

Emissora pública é voltada para o conhcimento cultural (Foto: Divulgação)
Emissora pública é voltada para o conhcimento cultural (Foto: Divulgação)

Nos anos 1960 iniciava no Brasil uma nova forma de impulsionar a educação e a cultura, levando conteúdo de qualidade mais rápido e mais longe do que os métodos tradicionais.

Nesse contexto, no dia 16 de junho de 1969, a TV Cultura iniciava as suas transmissões no estado de São Paulo. Mantida pela Fundação Padre Anchieta, uma entidade sem fins lucrativos, a emissora tem o caráter de TV pública, sendo considerada a segunda melhor emissora do mundo, atrás apenas da BBC One segundo o instituto inglês Populus.

A programação infantil sempre teve grande importância no canal paulista. Atualmente, o principal produto para crianças é o “Quintal da Cultura”, mas também se destaca o seriado Pedro e Bianca, que ganhou recentemente um Emmy Kids Awards e um Prix Jeunesse International.

Principais programas

Roda Viva

Atual cenário do "Rdoda Viva" (Foto: Divulgação)
Atual cenário do “Roda Viva” (Foto: Divulgação)

No ar desde 1986, o “Roda Viva” é um talk show exibido nas noites de segundas-feiras, oferecendo à sociedade brasileira informações de interesse público.  Além disso, a atração já foi mediada por vários comunicadores importantes como Rodolpho Gamberini, Lilian Witte Fibe, Marília Gabriela, Paulo Markun, Heródoto Barbeiro, Mario Sergio Conti e atualmente por Augusto Nunes.

Com um cenário único, os entrevistados são cercados de jornalistas e especialistas convidados para expor suas opiniões e esclarecer questões relevantes. Entre os convidados do programa estão Fidel Castro, Tom Jobim, Leonel Brizola, Hebe Camargo, Hugo Chávez, Ayrton Senna, Jô Soares entre outros.

Castelo Rá-Tim-Bum

castelo-ra-tim-bum
Elenco do seriado “Castelo Ra-Tim-Bum” reunido (Foto: Divulgação)

O “Castelo Rá-Tim-Bum” foi um seriado produzido exibido pela TV Cultura, sendo uma de suas maiores audiências nos anos 90. A atração infantil recebeu muitos prêmios no Brasil e no exterior.

A série contava a história de Nino, um menino de 300 anos que pertencia a uma família de feiticeiros, morava em um castelo e desejava conhecer outras crianças.

Cocoricó

[youtube width=”640″ height=”390″]http://www.youtube.com/watch?v=RDdz65UiRbc[/youtube]

No vídeo acima, conheça a turma do paiol que canta a música “A história do Cocô”

Outro sucesso, o “Cocoricó” é programa infantil feito pela TV Cultura desde 1996. Com bom humor, ensina e aproxima a criança à vida do campo. A maioria dos personagens da atração são bonecos animados que representam animais falantes.

O protagonista chama-se Júlio, um menino de 8 anos que nasceu na cidade grande. Ele vai passar as férias com seus avós e se encanta pela Fazenda Cocoricó repleta de animais, que fica na cidade de Cocoricolândia. Atualmente “Cocoricó” está sendo exibido dentro do “Quintal da Cultura”.

Viola, Minha Viola

viola
A apresentadora Inezita Barroso e a dupla Chitãozinho e Xororó (Foto: TV Cultura)

Comandado por Inezita Barroso, o programa “Viola, Minha Viola” completou em 2014 a marca de 34 anos de transmissão ininterrupta, sendo o mais antigo do gênero musical na TV brasileira. No sentido audiovisual, é também a principal fonte de registro da música caipira e sua evolução recente.

O “Viola” é um exemplo de resistência e de audiência.  O palco do atração recebeu os principais cantores do gênero – em seu início de carreira, no auge ou em suas últimas participações na TV.

Principais famosos que passaram pela TV Cultura:

Carlos Nascimento (jornalista);

Lilian Lemmertz (atriz);

Marília Gabriela (jornalista);

Nathália do Valle (atriz);

Renata Ceribelli (apresentadora);

Serginho Groisman (apresentador);

Rosi Campos (atriz).

Crescimento na audiência

A TV Cultura está se destacando cada vez mais na audiência. Desde de 2012, o canal ocupa o quinto lugar no ranking de emissoras que antes era da RedeTV!. O canal estatal alcançou média de 1,2 ponto em 2013, ante 1 ponto do ano anterior. Enquanto isso, a rede de Amilcare Dallevo passou de 0,9 (2012) para 0,8 ponto (2013).

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

Sobre o autor

Hudson William

Por dentro dos assuntos sobre televisão desde 2008. A partir de 2012, passou a colaborar para o TV Foco com responsabilidade e credibilidade aos leitores.

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO