Colunas Fez História Globo

Fez História: “Linha Direta”

O programa era apresentado pelo jornalista Domingos Meireles (Foto: Divulgação)
O programa era apresentado pelo jornalista Domingos Meireles (Foto: Divulgação)

O “Linha Direta” foi um programa policial que esteve no ar entre os anos de 1999 à 2007 pela Rede Globo. No entanto, uma primeira versão já havia sido produzida em 1990, com a apresentação de Hélio Costa.

Em 1999 passou a ser apresentado por Marcelo Rezende que ficou até 2002 quando foi para RedeTV!, pois alegava falta de liberdade no jornalístico. Com isso, o jornalista Domingos Meirelles assumiu o cargo até o fim do programa.

Formato

A atração foi inspirada em programas de sucesso nos Estados Unidos, como Yesterday, Today and Tomorrow e The Unsolved Mysteries. A pretensão era adaptar o conceito dos programas norte-americanos a um formato brasileiro, com doses de suspense e mistério. Além disso, a emissora carioca queria barrar o crescimento do “Programa do Ratinho” que costumava liderar na audiência.

O programa transmitia um forte tom realista às reconstituições de crimes praticados por bandidos foragidos da Justiça, mas havia espaço para histórias que misturavam jornalismo e ficção, como no episódio ‘A Máscara de Chumbo’, sobre um suposto caso de abdução alienígena.

Contava ainda com uma central telefônica e uma página na internet para receber denúncias de telespectadores, com garantia de sigilo total. A exibição dos retratos dos  bandidos no “Linha Direta” foi o suficiente para que muitos deles fossem encontrados.

Vale lembrar que diversos atores renomados da Globo já atuaram nas simulações do programa, tais como: Rosi Campos, Mateus Solano, Eriberto Leão e Letícia Spiller. Além do mais, foram dramatizados mais de 400 casos policiais, dentre eles está o “Césio 137” que você poderá acompanhar no vídeo a seguir.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MfshO3PvlYs[/youtube]

Audiência

Nos primeiros anos, o “Linha Direta” foi um sucesso em audiência, com médias de quase 40 pontos. O programa saiu do ar dando médias de 24 pontos de média com picos acima de 30 pontos, o que não era ruim, pois sempre terminava após o seriado “A Grande Família”.

Fim

Em dezembro de 2007,  o “Linha Direta” foi ao ar pela última vez. A Central Globo de Comunicação justificou que emissora passou a adotar o sistema de temporadas. Mesmo com êxito e importância comprovados, os programas têm sua exibição suspensa, passando por uma reavaliação para nova exibição futura. No entanto, a volta do jornalístico nunca mais aconteceu.

Você gostaria que o “Linha Direta” voltasse a ser produzido? Deixe o seu comentário.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;