Fez História Globo Record TV Foco

Fez História: O dia em que a Record colocou a Globo no fundo do poço em horário nobre e parou o Brasil

Móises recebeu um aviso divido para abrir o Mar Vermelho na novela Os Dez Mandamentos da Record (Foto reprodução)

Há pouco mais de quatro anos a Record TV ultrapassava a Globo com um produto produzido pela própria emissora e que virou um fenômeno no Brasil, a novela Os Dez Mandamentos.

O capítulo especial de Os Dez Mandamentos, da Record, em que Moisés, interpretado por Guilherme Winter, abre o Mar Vermelho para que os hebreus conseguissem escapar da perseguição dos egípcios comandada por  Ramsés, interpretado por Sérgio Marone entrou para a galeria de cenas históricas da dramaturgia.

A novela já estava muito bem encaminhada e vinha conquistando uma boa audiência com as dez pragas que assolavam o Egito. As cenas estavam muito bem produzidas e despertou a curiosidade do público. No capítulo em que era esperada a morte de Amenhotep, filho de Ramsés, Os Dez Mandamentos  conseguiu 24 pontos. No entanto, a novela estava sendo esticada e a morte do primogênito acabou adiada para a semana seguinte.

No dia, 10 de novembro de 2015, após alguns adiamentos e muita expectativa, finalmente Moisés ouviu a ordem de Deus para que levantasse seu cajado e, enfim, o mar se abriu. Para que a cena fosse ao ar, a Record investiu alguns milhões de reais e também seis meses entre gravações e pós-produção que foi concluída nos Estados Unidos. As cenas começaram a serem gravadas em maio, e contaram com a participação de 120 animais, 200 figurantes e 240 profissionais durante 31 dias.

Depois disso as gravações continuaram, só que dessa vez dentro do extinto estúdios da Recnov, em Vargem Grande, no Rio, onde era gravada a novela quee hoje pertence a uma produtora responsável pela as gravações das novelas da Record. Para os takes de fechamento do Mar Vermelho em Os Dez Mandamentos, foram produzidas quatro rampas de madeira e metal de 12 metros de altura, que despejavam 12 mil litros de água reutilizada sobre os atores e figurantes e também cavalos, logicamente com a ajuda de muito efeito especial.

A Record comemorou e muito, naquela noite de terça-feira, 10 de novembro, Os Dez Mandamentos começou vencendo um dos principais e mais importantes produtos da Globo, o Jornal Nacional. A novela da Record chegou aos 27, 3 pontos de audiência contra 20, 5 do noticiário da Globo. Depois, durante a disputa com a novela A Regra do Jogo, Os Dez Mandamentos venceu de 30,1 contra 21,5 da novela de João Emmanuel Carneiro, que também derrapava no horário nobre na época.

A Record ficou tão encantada com sua trama bíblica que tratou imediatamente de produzir uma segunda temporada que veio logo na sequência, porém com menos sucesso e mais barriga. Os Dez Mandamentos ganhou uma versão para os cinemas, foi disponibilizada para os assinantes da Netflix, virou musical e já foi reprisada algumas vezes pela emissora do bispo Macedo. Realmente um grande fenômeno.

“Os Dez Mandamentos” x “A Regra do Jogo” (Foto: Reprodução/Google)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Hoje tem sessão, eba! Compre já o seu ingresso: r7.com/musical10mandamentos 🎼🎧🎤

Uma publicação compartilhada por Os Dez Mandamentos O Musical (@dezmandamentosmusical) em

TV Foco no Youtube

Sobre o autor

Mozuka Braga

Formado em Publicidade, Rádio e TV e Teatro é um apaixonado pelo mundo do entretenimento, principalmente séries e novelas. Em 2016 também concluiu sua pós em Produção Executiva e Gestão de TV pela FMU.