CORRE!

Fila de espera no INSS nunca mais: Segurados têm vitória em 1 passo e benefício caindo na conta em 15 dias


Saiba mais sobre benefício do INSS (Foto: Agência Brasil)

Atualmente, o INSS mantém uma grande fila de pessoas à espera da liberação de algum tipo de benefício

O INSS a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outras necessidades. Milhões de pessoas são amparadas pelo órgão.

No entanto, a demanda é grande. Desde o ano passado, existe cerca de 1 milhão de cidadãos à espera da liberação de algum dinheiro. Ainda assim, existem algumas obrigações que devem ser cumpridas pelos servidores, como manda a lei!

Segundo uma publicação feita pelo JusBrasil, o INSS tem 45 dias para efetuar o primeiro pagamento de algum benefício, após o requerimento. O prazo máximo se estende a 60 dias, sendo 15 depois. Se isso não acontecer, o judiciário pode ser acionado.

INSS
Desde o início de 2024, o INSS teve um reajuste no salário dos beneficiários, além da lista de doenças atualizada (Foto: Agência Brasil)

Segundo os dados divulgados, em novembro de 2023, houve um aumento de 26,99% no número de análise de pedidos de incapacidade temporária em comparação com 2022. Agora, a intenção é que haja ainda mais agilidade para 2024.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, expôs que a meta é de que o tempo de espera seja reduzido este ano. Atualmente, com mais 1 milhão de pessoas, a fila pela análise de pedidos beneficiários, assistenciais ou previdenciário é de 49 dias.

Veja também

INSS
Processo de liberação pode ser facilitado através do aplicativo do Meu INSS (Foto: Previdência Social)

Como solicitar o auxílio-doença do INSS?

Para pedir pelo pagamento, é necessário comprovar a incapacidade de trabalho. No caso previdenciário, é exigido contribuição mínima de 12 meses. Já em casos de acidente, doença profissional ou do trabalho, não é pedido nenhum período de carência.

🚨 Atacado de gigolô e DETONADA por Ana Maria, Davi process@ sem dó + Silvia Abravanel culpa Helen Ganzarolli por fim de noivado    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]