Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

REVIRAVOLTA

Intervenção do Banco Central e leilão: O fim de banco popular e compra do Santander para aniquilar o Bradesco

17/08/2024 às 13h10

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Banco Central, Santander e Bradesco (Foto: Internet)

Jogada histórica do Santander! Com intervenção do Banco Central, gigante do mercado financeiro brasileiro compra rival e bate de frente com o Bradesco

O Banco Santander, um dos gigantes mais estabelecidos do sistema bancário brasileiro, teve como um ponto crucial em sua trajetória de expansão e consolidação no país a compra de um rival popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da compra de um dos bancos históricos que outrora representou um símbolo do crescimento regional: O famoso BANDEPE, ou Banco do Estado de Pernambuco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nessa matéria, iremos revelar os bastidores desse movimento radical do mercado financeiro brasileiro, que contou com a intervenção até mesmo do Banco Central e ainda é desconhecida por muitos.

Santander - Foto: Internet
Santander – Foto: Internet

O Banco do Estado de Pernambuco

Fundado em 1966, o BANDEPE inicialmente tinha como objetivo fomentar o desenvolvimento de Pernambuco e ampliar a infraestrutura econômica do estado, segundo o portal Wikipédia.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o tempo, a instituição expandiu seu escopo de atuação para se tornar um banco comercial de relevância nacional, com uma rede de agências que se estendia para diversos estados brasileiros e até mesmo capitais de outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a trajetória do BANDEPE foi marcada por uma série de mudanças que culminaram em sua privatização em 1998.

Durante o processo de privatização das estatais, na última década do século XX, sob intermédio do Banco Central do Brasil, o banco foi a leilão em 1998.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bandepe foi comprado pelo Santander. Foto: Reprodução/Internet
Bandepe foi comprado pelo Santander. Foto: Reprodução/Internet

O comprador foi o ABN AMRO, que posteriormente integrou o BANDEPE ao Banco Real em 2006, seu braço brasileiro.

Contudo, em 2008, o Santander comprou a operação latino-americana do ABN AMRO, consolidando sua posição no Brasil e tornando-se o terceiro maior banco em ativos no país.

A compra do BANDEPE pelo Santander é uma demonstração clara do poder de fogo do banco espanhol e seu compromisso com a ampliação da sua influência no mercado financeiro brasileiro.

BANDEPE teve o fim decretado (Foto: Reprodução/ Internet)
BANDEPE teve o fim decretado (Foto: Reprodução/ Internet)

O Santander, já um dos principais players no cenário bancário nacional, colocou-se em uma posição estratégica para competir diretamente com outros grandes bancos, como o Bradesco.

Com a aquisição do BANDEPE, que contou com mais de 154 agências, o Santander se colocou como um rival de peso para outros grandes bancos e consolidou ainda mais sua posição no mercado.

Qual banco possui maior número de clientes no Brasil?

Segundo o Ranking de Reclamações do Banco Central (BC) no ano passado, conforme reportado pelo G1, os maiores bancos do Brasil em termos de número de clientes são:

  1. Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes
  2. Bradesco: 104.486.688 clientes
  3. Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes
  4. Nubank: 77.665.209 clientes
  5. Banco do Brasil: 74.579.521 clientes
  6. Santander: 64.360.563 clientes

🚨 Suposto filho de Gugu tem primeira vitória na Justiça + Produção de Mion e Serginho em guerra + Estrelas do SBT debocham de processo de Deolane 

Banco Central
Banco Santander
Bradesco
Notícias Santander
Santander

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.