NOVA LEI!

FIM da CNH: Nova lei de trânsito em vigor, define lista de veículos que não precisam do documento em 2024

21/05/2024 às 22h51

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Nova lei de trânsito em vigor, define lista de veículos que não precisam do documento - (Foto: Reprodução / Internet)

Nova lei deixam brasileiros em festa com o fim da CNH para alguns transportes

O uso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é um documento que estabelece as regras adequadas para aqueles que desejam conduzir algum transporte. No entanto, uma nova lei de trânsito libera lista de veículos populares de uso do documento em 2024.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Acontece que, a Resolução nº 996/2023 trouxe algumas mudanças na lei, melhorando a distinção entre diversas categorias. Portanto, o Conselho Nacional de Transito (Contran), criou novas regras que não prioriza a necessidade do uso da documentação para alguns transportes, segundo o portal BM&C News,

É válido dizer que o objetivo principal é a garantia de uma regulamentação para cada tipo de veículo. A principal alteração está relacionada a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes e skates.

CNH é um dos principais documentos dos brasileiros (Reprodução: Internet)
CNH é um dos principais documentos dos brasileiros (Reprodução: Internet)

Ciclomotores: veículos de duas ou três rodas equipados com um motor que não ultrapassa 50 cm³ de capacidade e com velocidade limitada a 50 km/h. Esses veículos existem o uso da CNH.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Ciclomotores precisam de apenas a ACC para ter a permissão de conduzir (Reprodução: Internet)
Ciclomotores precisam da ACC para ter a permissão de conduzir (Reprodução: Internet)

Bicicletas: Veículos movidos exclusivamente pela força humana, com duas rodas e semelhança com motocicletas, motonetas ou ciclomotores.

Veja também

As bicicletas tem aumentado suas vendas nos últimos anos (Reprodução: Internet)
Bicicletas – (Reprodução: Internet)

Equipamentos de mobilidade individual auto-propelidos: incluem patinetes, skates e monociclos com motor próprio para propulsão. Opções ágeis e ecológicas para deslocamento urbano.

Patinetes e skates elétricos são classificados como equipamento de mobilidade individual auto-propelidos (Foto Reprodução/Internet)
Patinetes e skates elétricos são classificados como equipamento de mobilidade individual auto-propelidos (Foto Reprodução/Internet)

Por meio de classificações, ciclistas e usuários de ciclomotores e equipamentos de mobilidade têm regras de forma clara e objetiva.

Embora haja essas alterações, o uso da CNH ainda torna-se obrigatória para quem possui motocicletas elétricas, ciclomotores e motonetas. Para conduzir esses veículos, é necessário possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a CNH na categoria A.

Como obter uma CNH digital?

A forma de obter a CNH Digital é através de uma CNH impressa com QR Code. Para se cadastrar, basta entrar no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.

Em seguida, é preciso validar os dados pessoais e da CNH, com um certificado digital ou confiança em um posto de atendimento do Detran. Depois de confirmar as informações, libera-se a CNH Digital no próprio aplicativo.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

CNH

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.